MEI: como funciona a contratação de um funcionário – principais dúvidas e MAIS

MEI como funciona a contratação de um funcionário - principais dúvidas e MAIS

Ao iniciar um negócio como microempreendedor individual (MEI) pode chegar um momento em que o empresário identifique que precisa de ajuda para tocar o negócio, dessa forma, surge a necessidades de contratar um funcionário. Mas, sendo MEI, como esse trâmite funciona?

Ao optar pelo regime MEI, o empreendedor tem direito de contratar até 1 funcionário, o qual deve ser amparado por todas as leis trabalhistas vigentes no país. Porém, há certas coisas que o empreendedor precisará ficar atento para não acabar encontrando problemas com a lei.

MEI como funciona a contratação de um funcionário - principais dúvidas e MAIS

A seguir nós esclareceremos as principais dúvidas em relação a contratação de funcionário pelo MEI.

Quais são as regras para que o MEI possa contratar um funcionário?

De modo geral, o funcionário do MEI tem garantidos todos os direitos trabalhista previstos pela CLT.

Dessa forma, é necessário que o empreendedor cumpra com todas as leis para que sua experiência como patrão não acabe gerando dores de cabeça como processos trabalhistas.

Dessa forma, é bom saber que o funcionário do MEI:

  • Precisa ter mais de 16 anos;
  • Deve receber a partir de um salário mínimo ou o piso vigente de sua categoria;
  • Deve ter a carteira de trabalho assinada;
  • Tem direito à férias, vale-transporte, 13º salário, e etc.;
  • Deve bater ponto e não pode trabalhar mais que 44 horas semanais sem receber hora-extra.

Quais os documentos necessários para a contratação de funcionário?

Assim como o MEI não precisa de um contador para ajudá-lo a controlar o negócio, ele também não precisa de um profissional para realizar a contratação de um funcionário.

Todo o processo de contratação pode ser feito pelo próprio empreendedor, de maneira completamente online.

Para isso, o MEI deve solicitar ao seu contratado os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Certificado de Reservista (para homens acima de 18 anos);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Certidão de Nascimento de filhos até 21 anos, ou, em caso de necessidades especiais, de qualquer idade;
  • Atestado Médico Admissional;
  • Termo de opção ou não pelo recebimento de vale-transporte.

Como prosseguir após o recebimento dos documentos?

A maior parte dos trâmites de contratação e gerenciamento burocrático do funcionário do MEI, será realizado através do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdênciárias e Trabalhistas, mais conhecido como eSocial.

Dessa forma, após receber todos os documentos solicitados do funcionário, a primeira coisa que o microempreendedor precisa fazer é cadastrar seu empregado no eSocial.

Você confere um passo a passo simples de como fazer isso no video abaixo:

eSocial será utilizado todos os meses pelo empreendedor, pois é por esse sistema que será elaborada a folha de pagamento do funcionário e também por onde é emitida a guia de pagamento referente ao INSS e FGTS.

Após o cadastro do empregado, o MEI também deverá colocar a anotação de contratação do empregado na CTPS (Carteira de Trabalho) Digital do empregado.

Por último, não é obrigatório, mas redigir um contrato de trabalho com todas as informações sobre o modelo de trabalho do funcionário (horários, salários e etc.), é sempre uma seguridade a mais para ambas as partes.

Quanto custa para o MEI contratar um funcionário?

Além do salário pago ao funcionário, o MEI também precisa considerar que, ao ter um empregado precisará arcar com alguns encargos relativos à contratação.

O microempreendedor individual terá 11% de encargos sobre o salário mínimo ou piso que deverá ao funcionário. Essa porcentagem é referente a:

  • 8% de Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS);
  • 3% do INSS

Para além disso, no entanto, o empreendedor também precisará arcar com custos de previsão do 13º salário, das férias e também da multa por rescisão.

Considerando para o cálculo o custo atual do salário mínimo de R$1.320, esses encargos mensais seriam:

  • 9,25% de 13º salário;
  • 12,33% de Férias;
  • 3,20% de multa rescisória.

CONFIRA Também:

Caixa liberou R$ 3 MIL para quem é MEI – Saiba como solicitar

Aline ResendeFormada em Marketing e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
Veja mais ›
Fechar