Retomando uma ideia que nasceu em 2021 apenas como uma campanha de mídias sociais, entre os dias 6 e 15 de março a Shopee promove a campanha #ElasNaShopee, iniciativa que objetiva evidenciar empreendimentos liderados por mulheres.
A ação foi promovida de forma parecida em 2022 e, ao que tudo indica, se tornará tradicional da plataforma em data próxima ao Dia Internacional da Mulher.
Confira a seguir todos os detalhes dessa iniciativa.
#ElasNaShopee
Durante a segunda e terceira semana do mês de março, a Shopee conta com uma página especial dedicada à divulgação de lojas do marketplace e produtos vendidos por mulheres.
Essa página é dividida em sete categorias, cada uma delas contando com produtos voltados à cuidados femininos, moda, negócios, decoração, entre outros.
Segundo a líder de Categoria da Shopee BR, Leila Carcagnoli, o maior propósito dessa iniciativa é promover o empreendedorismo feminino.
Nós temos como propósito apoiar o empreendedorismo local, queremos contribuir para que mais mulheres possam empreender, ter a sua independência financeira e que tenham cada vez mais destaque e relevância nos negócios”, disse em comunicado sobre a ação.
Toda vendedora da Shopee pode participar do #ElasNaShopee?
Apesar de ser uma iniciativa bastante interessante e demonstrar como a Shopee vem trabalhando as questões sociais relacionadas à mulher, ainda não são todas as vendedoras que participam do #ElasNaShopee.
O critério utilizado na escolha das empreendedoras que terão seus produtos destacados durante o período da campanha, não foram divulgados. A única coisa relatada pela empresa é que a ação seria promovida por lojas de empreendedoras selecionadas.
Considerando que a ação de 2023 já é um pouco maior do que a de 2022, é possível que no próximo, ou próximos, ano a plataforma consiga abranger um número maior de mulheres.
De qualquer forma, o cliente interessado na campanha pode encontrá-la rolando os baners no topo da página inicial do aplicativo e site Shopee BR.
Iniciativa conversa diretamente com ONG Fala Mulher
Além da promoção de negócios liderados por mulheres, outro objetivo do #ElasNaShopee é incentivar as doações à ONG Fala Mulher.
Com a missão de atuar no enfrentamento à violência contra a mulher, a Fala Mulher trabalha em prol de vítimas desde 2004.
Na Shopee, ao entrar no espaço dedicado aos produtos #ElasNaShopee, o cliente encontra um banner de doações para a instituição.
A plataforma indica que doações realizadas até o dia 10/03 dão direito a um cupom especial no marketplace que poderá ser utilizado no próximo dia 15 de março, considerado o Dia do Consumidor.
Shopee terá outras ações internas direcionadas à mulheres
Além da campanha externa que envolve o consumidor, durante toda a semana da Mulher, a Shopee contará com ações internas para seus colaboradores.
Segundo o comunicado da empresa, a influenciadora digital Lela Brandão que comanda as mídias Mulheres CEO, foi convidada para uma conversa onde temas como empreendedorismo feminino e empoderamento nos negócios serão abordados.
Para além disso, os times de Responsabilidade Social e Equidade de Gênero da empresa, promoverão atividades de conscientização sobre a violência contra a mulher, e outros temas pertinentes a data do dia 8 de março.
Shopee abraça a causa da equidade de gênero há algum tempo
Fundada em 2015 na Ásia, mesmo jovem a Shopee já demonstra um grande interesse na causa de equidade de gêneros, que acredita que mulheres devem ter as mesmas oportunidades que os homens.
Em 2021, a empresa lançou uma campanha chamada “Mulheres Fortes Juntas”, que celebrava as conquistas das mulheres e conscientizava sobre as questões que ainda precisam ser abordadas.
A campanha incluiu uma série de atividades, incluindo fóruns online, workshops e promoções em produtos de propriedade de mulheres, essa última dando o start na ação desse ano.
A Shopee também estabeleceu parcerias com organizações, como o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que trabalha para melhorar a saúde sexual e reprodutiva das mulheres e meninas em todo o mundo.
De forma geral, a empresa tem apoiado iniciativas que visam melhorar a vida das mulheres e meninas e tem políticas internas que promovem a diversidade e a inclusão.
CONFIRA Também:
Afiliando Shopee e Amazon 2023: Descubra se vale a pena se tornar e quanto você irá ganhar