Segundo uma pesquisa publicada pelo MIT Sloan Management Review em abril de 2022, funcionários consideram que um ambiente de trabalho tóxico é um motivo 10 vezes mais relevante para se deixar um emprego do que um salário baixo.
Esse mal que atinge diversas empresas ao redor do mundo, se tornou preocupação constante para gestores e funcionários. Afinal, ele gera sérias consequências no psicológico de equipes, que além de baixarem a produtividade, podem desfalcar o quadro da empresa, acarretando em gastos enormes com demissões, processos de recrutamento e seleção, e novas contratações.
Mas o que evitar em um ambiente de trabalho para que ele se mantenha saudável? Bem, nós listamos algumas algumas coisas que jamais devem ser feitas dentro da empresa se o objetivo é evitar a toxidade
Para funcionários
Para ninguém é mais interessante manter um ambiente de trabalho do que para o funcionário. Assim, confira coisas que você deve evitar se quiser garantir um dia a dia na empresa mais saudável.
Discriminação, assédio e bullying
Parece muito óbvio, mas práticas discriminatórias, de assédio ou bullying, além de criminosas (previstas em lei), são grandes propulsoras de toxidade no ambiente de trabalho.
Assim, deixe o preconceito e o assédio disfarçados de brincadeiras de lado. Piadas racistas, homofóbicas, xenofóbicas ou de gênero não tem graça, e podem resultar em uma advertência bem aplicada por parte da gerência.
Monopolizar conversas e interromper colegas
A comunicação é outro ponto da empresa que facilmente pode ser tornar tóxico quando apenas uma pessoa toma a palavra.
Assim, busque acalmar a ansiedade e não monopolize conversas onde a opinião de todos precisa ser ouvida.
Aos supervisores, lembre-se que saber o que o colaborador pensa também é uma ótima ferramenta de gestão e faz com que a equipe se sinta realmente parte da organização.
Embates pessoais e políticos
Ambiente de trabalho não foi feito para debater questões pessoais e políticas que não tenham relevância sobre as atividades cotidianas.
Assim, busque não levantar polêmicas sobre esses assuntos, e evite criar um clima pesado na empresa por causa disso.
Fofoca e rumores
Um dos maiores causadores de conflitos no ambientes de trabalho e formação de ambiente tóxico, é ter na equipe pessoas que gostam de espalhar fofocas e mentiras.
Lembre-se que a vida ou o trabalho do outro só devem lhe interessar caso possam prejudicar o seu próprio trabalho de algum jeito. Assim, mesmo que a fofoca seja boa, evite fazer comentários dentro da empresa.
Aos gerentes
Como dito no primeiro parágrafo, aos gestores é muito interessante garantir um ambiente de trabalho não tóxico aos funcionários, já que isso evita inúmeros gastos para a empresa.
Tenha um quadro de regras claras sobre práticas abusivas no trabalho
Aos gerentes, um quadro de regras bem claro que inibam práticas abusivas ou preconceituosas, ajuda a conter o pior de algumas pessoas.
Com isso todos os funcionários se sentem em um ambiente mais seguro ao perceber que o alto-escalão da empresa realmente se preocupa com essas questões.
Seja um líder inspirador para o trabalho não ser tóxico
O autoritarismo dentro das empresas já não é o melhor caminho para se lidar com equipes, muito menos reter talentos.
Portanto, ao invés de cobrar seus funcionários de forma autoritária e por vezes abusiva, busque se um líder inspirador.
Seja a pessoa que cobra de forma justa e que está sempre disponível para auxiliar e motivar a equipe quando essa se sentir perdida de alguma forma.
Saúde e segurança em primeiro lugar
Para algumas funções, o uso de IPIs é primordial (e obrigatório) para garantir a segurança de todos.
Assim, certifique-se de que todos na sua equipe estejam providos desses equipamentos de segurança. Assim o colaborador se sente realmente cuidado pela empresa, e a organização evita precisar lidar com ações trabalhistas em casos de acidente.
Garanta um ambiente psicologicamente seguro
Ouvir o colaborador sobre o que ele tem a dizer em relação ao seu ambiente de trabalho, é o primeiro passo para identificar culturas ou práticas tóxicas dentro da empresa.
Assim, crie um ambiente de RH seguro e comunique aos seus empregados que eles tem abertura para se abrir sobre esses assuntos sem precisar se preocupar com represálias.
Assim a organizações garante intervenções preventivas, e evita que grandes profissionais se percam.
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