A OLX é um dos sites de compra e venda mais populares do Brasil. Presente em 45 países, a plataforma tem milhões de acessos por dia e uma infinidade de classificados online. Mas, afinal, vale a pena vender na OLX?
Com tanto anúncio competindo por atenção, conseguir vender na OLX é uma tarefa bastante complicada. Mas usar algumas estratégias na hora de anunciar o seu produto pode te ajudar a ter sucesso nessa missão.
Sendo assim, veja a seguir algumas dicas para fazer o seu anúncio na OLX e se vale a pena vender o seu produto no site.
Vale a pena vender na OLX?
Esta é uma pergunta que depende de uma série de fatores para ser respondida. Como o site é bastante popular, não custa nada anunciar lá – literalmente aliás, porque é gratuito.
Por outro lado, a OLX funciona mais para vender algumas coisas específicas. O ponto forte do site é “desapegar”, então o que mais vende são itens usados. Sendo assim, se você pretende montar uma loja digital, essa não é a melhor plataforma para trabalhar. Se for o caso, então conheça os melhores sites para abrir seu e-commerce e ganhar dinheiro em casa.
Além disso, a procura no site é maior por itens de valor mais alto, como carros e imóveis. Mas é claro que isso não quer dizer que é só esse tipo de produto que é possível vender por lá, estes são apenas os mais comuns.
Se você seguir algumas estratégias para aumentar suas chances de venda, vale a pena anunciar na OLX, sim. Mas se achar que o tipo de negócio que você tem em mente não daria certo na OLX, considere outras plataformas, como o Mercado Livre, por exemplo. Aproveite e confira aqui como vender no Mercado Livre.
Tem taxa para vender na OLX?
Sim. Existe uma tarifa de 10% aplicada ao valor do produto anunciado.
Como faço para vender um produto na OLX?
A seguir confira algumas dicas para vender na OLX e ter sucesso com a plataforma.
Faça um anúncio simples e objetivo
O anúncio é a vitrine do seu produto, então o título tem que ir direto ao ponto. Ele precisa destacar apenas o fundamental do seu produto.
Portanto, evite incluir no título informações que podem muito bem constar na descrição. Coloque apenas o nome e, se for necessário, uma característica específica dele, como um carro que é primeiro ou segundo dono, ou um móvel que é de madeira nobre.
Descrições de qualidades, de valor abaixo do mercado e outras informações podem ficar para a descrição do produto.
Faça pesquisa de preços
O preço é uma das primeiras coisa – se não a primeira – que as pessoas olham. Se o preço do seu produto não parecer justo, e tiver pessoas no site vendendo itens semelhantes ao seu, dificilmente alguém vai se interessar.
Sendo assim, mesmo que você já tenha um valor em mente, pesquise na própria OLX e em outros lugares para fazer um comparativo de preço. Isso é importante para evitar que seu produto pareça muito cara ou até mesmo barato demais. Afinal, não esqueça que mercadorias muito baratas podem levantar suspeita quanto à procedência ou qualidade.
Fazendo uma relação com o primeiro tópico, caso haja uma razão específica para seu produto estar com valor muito diferente dos outros, talvez valha a pena explicar o motivo no título em pouquíssimas palavras.
Use boas fotos no anúncio
Junto com o preço e o título, a foto de destaque é a primeira coisa que os compradores veem no anúncio. Portanto, assim como já destacamos que os dois primeiros precisam causar uma boa impressão, com as fotos não é diferente.
Tire boas fotos do produto, tenha imagens atraentes para que ele se diferencie de anúncios semelhantes. Use uma câmera de qualidade e foque em ângulos que ressaltam as principais características do produto. Se não sabe como fazer isso confira nosso guia de como tirar boas fotos com seu celular.
Ao fim, escolha a melhor para colocar de destaque, porque essa é a mais importante. É a imagem que vai convencer as pessoas a clicarem no anúncio e verem as demais.
Capriche na descrição
A descrição precisa ser ao mesmo tempo, completa e objetiva. Faça uma descrição do produto que seja bem informativa, tentando antecipar as principais dúvidas que os clientes podem ter.
Aproveite também para destacar as principais características que fazem o seu produto diferenciado em relação aos outros. Lembre-se, você é um vendedor, precisa convencer o seu cliente que com você vale mais a pena.
Faça ainda uma ficha técnica o mais completa possível, mas sem inventar detalhes que você não sabe, é claro. Pesquise na internet, se for o caso.
Por fim, vêm as condições de venda. Informe aos clientes as formas de pagamento, quantas unidades são, se você entrega ou é preciso buscar, e assim por diante.
VEJA TAMBÉM: produtos campeões de vendas na internet!
Interaja com os clientes pelo chat
Aproveite o chat para estabelecer um contato com os clientes e fazer com que o seu atendimento seja um diferencial para fecharem negócio. Se entrarem em contato querendo tirar dúvidas, seja atencioso e demonstre interesse em fazer a venda.
Sabemos que muitas pessoas fazem perguntas bobas ou ofertas sem sentido, mas é preciso paciência. E se o cliente parecer interessado, mas ao mesmo tempo receoso, tente manter uma conversa agradável e passar segurança de que você é confiável e negócio é bom.
Mas seja honesto, caso o produto tenha algum problema ou uma peça que precise ser trocada, deixe isso claro.
Seja cuidadoso e não tenha pressa
Às vezes você pode estar tão afoito para vender logo que deixa de tomar alguns cuidados. Lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição, e que a venda não depende só de você para dar certo.
Além disso, é preciso ter cuidado para não sair prejudicado em alguma negociação. Ao contrário de outros sites, a OLX não faz intermediação de pagamentos. Então tem que cuidar com golpes e fraudes, e sempre fazer uma verificação do perfil do comprador.
Procure saber o sobrenome da pessoa, onde vive e trabalha, ter outros dados de contato etc. E priorize a possibilidade de concluir a venda pessoalmente, de preferencia em local público e movimentado.