Em se tratando de novos empreendedores, uma dúvida muito comum é: afinal, vale mais a pena investir em uma franquia ou em um negócio próprio iniciado do zero?
A verdade é que não há resposta certa ou errada para essa questão, já que a decisão irá depender das expectativas do empreendedor em relação ao seu negócio.
Assim, antes de qualquer coisa, o empreendedor precisa entender o seu perfil, tendo claro todos os aspectos que considera prioritários para tocar um negócio de forma lucrativa e satisfatória.
Afinal, ninguém quer se jogar de cabeça em um investimento assim e descobrir que odeia o que faz, certo?
Avaliar muito bem todos os prós e contras de se investir em uma franquia ou em um negócio próprio é o primeiro passo para entender suas prioridades. Assim, listamos a seguir tudo o que deve ser considerado ao tomar essa decisão.
Vantagens da franquia
O mercado de franquias é um dos mais populares e crescentes do Brasil, tendo sofrido um aumento de mais de 18% apenas no terceiro trimestre de 2022 segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Assim, como é de se imaginar, as vantagens desse modelo de negócio são bastante atrativas e casam bem com os objetivos de vários perfis de empreendedores. Confira as principais:
Marcas renomadas
Uma das maiores vantagens do modelo franquia em comparação ao negócio próprio, é que o empreendimento já nasce “famoso” por assim dizer.
Diversas marcas muito conhecidas pelo público podem ser adquiridas no modelo franquia, o que pode reduzir muitos os custos com divulgação e fidelização de clientes.
Suporte ao franqueado
Especialmente para o empreendedor inexperiente, contar com o suporte técnico de uma empresa experiente pode fazer toda a diferença no sucesso do negócio.
Ao se tornar um franqueado o empreendedor conta com vários tipos de assistência, que vão desde a pesquisa de mercado para a localidade escolhida, até cursos de aperfeiçoamento oferecidos por algumas marcas.
Retorno de investimento mais rápido
Isso não é uma regra, mas a depender da marca na qual se decide investir, em comparação com um negócio próprio iniciado do zero, a franquia pode oferecer um retorno de investimento muito mais rápido.
Como via de regra, todo franqueador dá ao franqueado um período mínimo e máximo de prazos para retorno no investimento, possibilitando que o empreendedor se planeje com mais certezas em relação a seus ganhos.
Vantagens do negócio próprio
Abrir um negócio próprio do zero também oferece vantagens ao empreendedor, especialmente quando a ideia de negócio é realmente inovadora.
Autonomia total
A primeira grande vantagem desse modelo é que o empreendedor pode criar seu negócio da maneira que quiser, adotando um design próprio, respeitando os próprios valores e não se amarrando à regras pré-estabelecidas.
Assim, o empreendedor tem autonomia para decidir ou mudar de ideia, testar ou mudar completamente sua ideia inicial.
Ajustes conforme as tendências e o público
Outra vantagem que apenas as marcas próprias oferecem é a possibilidade de ajustes de produtos e serviços conforme as tendências de mercado ou às preferências do público.
Assim, estando sempre atualizado, as chances de se manter sempre em alta conta do consumidor são enormes.
Lucro integral
Por fim, a maior vantagem de todas desse modelo de negócio é que todo faturamento, e consequente lucro do negócio, é do empreendedor, ou seja, sem precisar dividi-lo com uma franqueadora.
Desvantagens da franquia
As principais desvantagens do investimento em franquias são:
As franquias possuem taxas que reduzem a lucratividade
Ao se tornar um franqueado o empresário precisará arcar com algumas taxas mensais que de forma geral, podem reduzir consideravelmente sua lucratividade.
Assim, é importante entender bem todas essas taxas antes de se tornar parceiro de uma grande franquia.
Não é possível fazer mudanças
Outra grande desvantagem é que ao assinar o contrato como franqueado o empreendedor entende que não pode interferir em nenhum processo já padronizado da marca.
Ou seja, não é possível fazer mudanças em produtos, valores pré-estabelecidos, publicidade, ou de qualquer outro tipo.
Desvantagens do negócio próprio
Já algumas das principais desvantagens de um negócio próprio são:
Todo o planejamento é feito pelo empreendedor
Para abrir um negócio do zero o empreendedor precisar tem em mente que todo o planejamento que envolve a escolha do ponto comercial, a pesquisa de mercado, e o plano de divulgação ficará por sua conta.
O negócio próprio possui um prazo de retorno de investimento maior
Por fim, isso também não é uma regra, mas de maneira usual, negócios próprios despendem gastos mais altos, e um tempo maior de atividade para a recuperação do investimento.
Dessa forma, o tempo para que o negócio realmente comece a ter lucros é ainda maior.
CONFIRA Também:
Franquias de baixo investimento que você pode investir em 2023
E então, qual modelo de negócio faz mais sentido para o seu perfil? Conta pra gente aqui nos comentários!