A concorrência nada mais é do que a competição entre dois ou mais negócios que disputam a mesma fatia de mercado. Dito isso, a análise de concorrência diz respeito à observação do que esses competidores estão fazendo nos mais diversos aspectos do negócio para poder criar e melhorar suas próprias estratégias.
Fazer uma análise de concorrência, mas pode gerar muitas dúvidas. Por isso, separamos a seguir um passo a passo para fazê-lo de forma correta. Acompanhe!
Análise de Concorrência: ESSE é o passo a passo CORRETO para executá-la
Análise de concorrência, também conhecida como análise de mercado, é a prática de monitorar regularmente os seus concorrentes, ou seja, negócios que oferecem produtos e serviços similares ao seu.
Diversos aspectos podem ser observados quando feito a análise de concorrência como a gestão comercial, experiência do clientes, quais são os preços oferecidos, entre outros.
É um estudo super importante para as etapas de planejamento e de gerenciamento de vendas, já que permite a identificação de riscos e oportunidades que são capazes de prejudicar ou de impulsionar as vendas.
Veja um passo a passo para executá-la:
Definir quem é a sua concorrência
O primeiro passo é identificar quem são os concorrentes no nicho de mercado em que você atua. Busque incluir não apenas as empresas que oferecem o mesmo tipo de solução que seu negócio, mas também aquelas que disputam o mesmo público.
Estabeleça os objetivos da análise
Depois de identificar quais são os concorrentes, estabeleça seu objetivo. Ele pode ser o de examinar os preços ou as campanhas de email marketing, entre outros.
Além disso, saber o que motiva sua análise da concorrência vai torná-la muito mais eficiente.
Escolha quais os critérios irá analisar
O próprio passo é escolher quais aspectos que irá analisar. Por exemplo, ao definir que quer observar as redes sociais dos concorrentes, o que irá considerar? O volume de tráfego orgânico ou a frequência de novas postagens?
Determine seu método de pesquisa
Nesse passo, você deve determinar de qual maneira irá coletar, organizar e analisar os dados encontrados.
Não existe uma regra específica sobre como isso deve ser feito, porém, uma maneira muito utilizada é a análise SWOT (ou FOFA).
Colete os dados e apresente-os às áreas envolvidas
Por último, você deve fazer sua análise da concorrência seguindo a metodologia definida para coletar os dados.
Os meios de fazer isso, são:
- Navegando pelos e-commerces dos seus concorrentes;
- Analisando as redes sociais deles;
- Cadastrando-se nas newsletters dos competidores;
- Visitando suas lojas físicas, entre outros.
Após isso, anote tudo o que encontrou e apresente as informações às áreas e pessoas envolvidas. Dessa forma, um plano de ação pode ser desenvolvido e logo você conseguirá estar à frente da concorrência.