Cultura empresarial: o que é e como ela ajuda o seu negócio

cultura empresarial

A cultura empresarial se trata em formas de garantir o desenvolvimento saudável da organização e seus colaboradores, ela é fundamental pois se trata de pessoas, e pode otimizar a dinâmica de uma empresa. 

A seguir, separamos um guia completo sobre cultura empresarial. Acompanhe! 

cultura empresarial

Cultura empresarial: o que é e como ela ajuda o seu negócio

Cultura empresarial – ou cultura organizacional – é um conjunto de práticas que visam a estabelecer a dinâmica de trabalho, atitudes, comportamentos e valores ideias de uma empresa. 

É por meio dela que você consegue definir diversas questões e influenciar no bem-estar e desenvolvimento profissional de toda a organização. 

Inegavelmente, ela é o que uma empresa tem de mais precioso. É o conjunto de valores e crenças que faz com que os colaboradores estejam em sintonia e em busca de um objetivo comum. 

A cultura empresarial pode ser dividida em quatro pilares:

Cultura da pessoa 

Esse pilar é um dos mais importantes e que mais tem impacto no dia a dia da empresa, pois possui relação com todas as iniciativas pensadas para o bem-estar dos colaboradores. 

Envolve desde benefícios competitivos em relação ao mercado até o incentivo a capacitação e apoio ao desenvolvimento individual de cada funcionário.

Cultura do poder

Já a cultura do poder está relacionada à hierarquia dentro da empresa. O profissional que assume a posição de liderança é responsável por definir cada alavanca do negócio de acordo com suas percepções. 

Cultura de papéis 

A cultura de papéis visa a criação de processos rígidos e burocráticos. É comumente um modelo adotado por empresas mais antigas e ligadas aos setores financeiro e jurídico. Porém, com o surgimento de novas formas de trabalhar, vem perdendo cada vez mais força no mercado.

Cultura da tarefa

Por último, a cultura da tarefa é uma forma mais descomplicada de estruturar os escopos de trabalho dentro da organização.

Na prática, equipes de profissionais se unem em projetos em comum e trabalham pelo mesmo objetivo. 

Atualmente, é um modelo que tem ganho muita força e espaço no mercado, onde todos trabalham de forma conjunta.

Como implantar a cultura empresarial?

Para implantar, você deve:

  • Investir no desenvolvimento individual e coletivo;
  • Garantir o envolvimento dos funcionários, fazendo com que os times estejam bem alinhados;
  • Entender que o líder deve estar à frente dos projetos, sempre pensando no bem estar dos colaboradores;
  • Acompanhar o impacto das iniciativas;
  • Ter objetividade e transparência.

Por fim, aposte na cultura empresarial para garantir um ambiente de trabalho saudável e eficiente!

Veja mais ›
Fechar