O marketing olfativo é muito utilizado por marcas famosas para conquistar e fidelizar clientes. O olfato é um sentido que desperta várias memórias emocionais e você pode usar a estratégia no seu negócio.
Veja a seguir um guia completo sobre marketing olfativo. Acompanhe!
Marketing Olfativo: Entenda o que é e como ele pode inspirar o seu negócio já em 2023
O marketing olfativo busca trabalhar a área sensorial do consumidor pelo olfato. É um conjunto de estratégias que tem como foco a atração e fidelização de clientes por meio de aromas e fragrâncias.
Esse tipo de estratégia de marketing surgiu nos anos 1970, e tem ganhado força no Brasil.
Seu principal objetivo é ter um aroma que realmente represente a marca e que possa tornar a experiência do cliente marcante.
Em algum momento você deve ter sentido um cheiro e lembrou-se de algo ou alguém. O mesmo funciona para quem utiliza esse marketing na venda de produtos ou serviços.
Quais as vantagens desse tipo de marketing?
Ele pode trazer ótimos resultados para empresas físicas e digitais, no entanto, é preciso que seja aplicado da maneira correta para que possa proporcionar vantagens como:
A compra se tornar uma experiência marcante
Quando um cliente compra os produtos e sente o aroma terá uma experiência única e uma lembrança positiva da empresa.
Estimula o desejo dos clientes
A estratégia pode despertar sensações nos clientes de forma inteligente e que gere resultados. Dessa forma, eles sentem um maior desejo de comprar os produtos.
Aumenta a autoridade da empresa
Assimilar um aroma personalizado à marca faz com que a marca se diferencie da concorrência e aumente a autoridade do negócio.
Marketing olfativo fideliza os clientes
Os clientes gostam de ter uma experiência única quando recebem um produto, e o cheiro faz parte dessa experiência. O resultado disso é que as chances do cliente voltar a comprar na loja é alta.
Cria conexões emotivas e ativa a memória
O aroma é capaz de despertar emoções e ativar a memória afetiva. Assim, ele faz com que o consumidor se lembre da empresa sempre que sentir determinado cheiro.
Isso tudo faz com que uma conexão emotiva seja criada entre consumidor e marca, pois sempre que ele sentir o cheiro lembrará da experiência que viveu comprando no estabelecimento.
Empresas que apostam no marketing olfativo
Diversas empresas sabem da importância de investir nesse tipo de marketing, veja algumas delas:
- Melissa: possui um cheiro de chiclete associado à marca;
- MMartan: loja de itens de cama, mesa e banho que possui fragrância própria;
- O Boticário: possui um aroma personalizado para suas lojas;
- Starbucks: referência no setor de cafés que utiliza disso como cheiro do estabelecimento;
- Nutty Bavarian: famosa por vender nuts glaceados, o cheiro das castanhas é responsável por atrair consumidores.