A empreendedora Anna Boechat criou um negócio de bijuteria com um material inusitado: tampinhas e sacolas plásticas descartadas. A marca tem recebido cada vez mais atenção.
Conheça a seguir a história da empreendedora que criou um negócio de bijuteria com material inusitado. Acompanhe!
Empreendedora cria negócio de bijuteria INUSITADO e faz sucesso
A marca fundada pela empreendedora é I Do Design, a página da mesma exibe diversos brincos e peças de bijuterias que parecem ser feitas de pedras coloridas ou resinas, o que não é o caso.
Todas as bijuterias criadas pela empreendedora são feitas de plástico descartado. O insumo da empreendedora vem da própria coleta e de pessoas próximas.
Em novembro de 2022, um vídeo do Instagram da marca viralizou, fazendo com que a empreendedora tivesse de contratar uma profissional para cuidar do atendimento a clientes em suas redes sociais.
O perfil, que antes tinha 5 mil seguidores, passou para 77 mil seguidores. Aproveitando a data da Black Friday, a empreendedora fez uma promoção achando que seu estoque duraria até dezembro, mas acabou em poucos dias.
A I Do Design produz brincos, anéis, pulseiras e colares a partir de tampinhas e sacolas plásticas. De acordo com a empreendedora, o produto favorito das clientes são os brincos.
A empreendedora atuava como designer gráfica, e com a pandemia, passou a dedicar seu tempo livre costurando bonecas e até chegou a ter uma marca do ramo. Em uma participação de um projeto, Anna teve a ideia de criar acessórios ecológicos.
Com o passar do tempo, Anna deixou de produzir as bonecas e focou em aprender a manejar o plástico na criação de acessórios. Para aprender a criar joias ecológicas, seguiu orientações do projeto holandês Precious Plastic.
O projeto ensinava a desenvolver os produtos com diversos níveis de maquinário. E aos poucos a empreendedora criou suas próprias etapas para conseguir transformar a matéria prima a parecer joia.
Anna conta que deseja ter um curso sobre derretimento do plástico e criação das peças, pois é um processo que demanda atenção e segurança e não pode ser feito em casa – pois pode gerar problemas de saúde e até prejudicar o meio ambiente.
A marca teve um bom crescimento provocado pelas redes sociais, além disso, a empreendedora também fechou uma parceria com uma marca de Curitiba – cidade onde mora – para produzir bijuterias em atacado com a empresa.
Para o futuro, ela espera ter mais funcionários e um melhor maquinário, lançar seu curso de capacitação em bijuterias ecológicas e também poder apoiar coletores de plástico.