O Natal está chegando e com ele diversas pessoas começam a se preparar e comprar presentes para os entes queridos. Para os negócios é uma ótima oportunidade de alavancar as vendas.
Se você possui um negócio, veja a seguir dicas que podem lhe ajudar a alavancar as vendas de Natal. Acompanhe!
Dicas para ALAVANCAR as vendas de Natal
Com a chegada de dezembro, começam as preparações para as vendas de Natal, que é uma das datas mais lucrativas do ano.
Segundo um estudo divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), nos últimos seis anos, o Natal gerou um faturamento cerca de 25 vezes maior do que o da Black Friday para o comércio brasileiro.
As dicas para alavancar as vendas de Natal são:
Aproveitar o estoque remanescente para criar liquidações
Nem sempre os produtos da Black Friday são vendidos como o esperado. Aproveite esse estoque remanescente e crie uma liquidação de Natal – calcule um valor atrativo para o seu cliente!
Se você possui um e-commerce, pode criar um contador de unidades disponíveis no seu site. Isso fará com que o cliente perceba que possui poucas chances para adquirir o produto naquele valor, e será criado um gatilho de escassez – que funciona muito bem em liquidações.
Renove suas campanhas e ações de marketing
As ações de marketing digital e campanhas de mídia paga precisam ser renovadas periodicamente. E nas datas sazonais, é fundamental diferenciar sua comunicação e torná-la de fato, específica para aquele período.
Não adianta usar uma mesma campanha o ano todo.
Faça um estudo das vendas em outras datas e entenda quais gatilhos mais atraíram seu público. Assim, atualize suas campanhas.
Ofereça diferentes métodos e formas de pagamento
Um dos motivos para o Natal ser uma das datas mais lucrativas é o fato de que as pessoas estão mais dispostas a gastar. O clima de Natal e as possibilidades de ano novo incentivam as pessoas a ficarem mais generosas.
A diversidade no método de pagamento facilita para o cliente comprar e é uma ótima estratégia.
Continue apostando em um ótimo pós venda
O pós-venda é essencial para conseguir fidelizar um cliente. No período de Natal, as vendas costumam aumentar e, consequentemente, a demanda de um bom pós-venda.
Dito isso, é fundamental garantir que o consumidor tenha uma excelente experiência de pós-venda no seu negócio.
Para o Natal, você deve focar em um bom atendimento e diferenciar o mesmo oferecendo recursos para estar presente e dar suporte ao seu consumidor.