Só quem depende de vendas para crescer um negócio sabe, realmente, a importância de tratar bem seus clientes. A ideia de sucesso do cliente está diretamente ligada a satisfação que o consumidor terá durante as negociações com uma empresa.
Por tanto, o gerenciamento impecável de todo o processo de venda, e pós-venda, é o que irá garantir que esse indivíduo volte, ou não, a fazer negócios com determinada marca.
Apesar de conhecer essa premissa, muitos comerciantes ainda insistem em cometer alguns grandes erros na hora de lidar com seu público. Para que isso não aconteça mais, nós fizemos uma lista com as 6 coisas que os clientes mais odeiam na hora de comprar um serviço ou produto. Acompanhe e nunca mais perca uma venda por um desses motivos.
Atendimento mal feito
Essa é a mais básica de todas e também a que mais faz com que negócios percam clientes. Para ter uma noção de como um atendimento ruim pesa na hora de fechar uma venda, basta pensar em quantas vezes você deixou de comprar em um lugar por esse motivo.
Hoje em dia as ofertas de produtos e serviços semelhantes é gigantesca, por tanto, nenhum negócio pode se dar ao luxo de fazer um mau atendimento achando que seu produto é exclusivo ou que seu preço é imbatível. Quando o cliente se sente desrespeitado, ele não pensa duas vezes antes de buscar outra empresa.
Por isso, investir em um atendimento bem feito é uma das coisas mais importantes para alcançar o sucesso. Dessa forma, garanta que você e sua equipe estão bem preparados nesse quesito.
Plataformas de compras ineficientes
Outra coisa que deixa qualquer consumidor possesso é tentar fazer uma compra pela internet ou telefone e as plataformas simplesmente não funcionarem.
Sites mal hospedados ou com layout confuso, ou ainda um Whatsapp em que o vendedor não responde, são um pesadelo.
Ao fazer vendas online, tenha a garantia de que todas as ferramentas disponíveis ao consumidor funcionem perfeitamente. Se os problemas estiverem além da sua alçada, certifique-se de oferecer outras formas de contato com o seu negócio.
E se você tem um e-commerce próprio, dê uma olhada nas nossas dicas para loja virtual para diminuir ainda mais as chances de problemas como esse acontecerem.
Vendedores muito insistentes
Não existe coisa mais chata do que não querer comprar alguma coisa e um vendedor ficar insistindo. Essa atitude é certeira para fazer com que o consumidor nunca mais volte.
É preciso entender a jornada do consumidor e respeitar o cliente que não está no seu momento de compra. Isso faz com que ele se sinta confortável para retornar quando estiver pronto.
Lembre-se, sucesso do cliente também tem a ver com a experiência pré-compra do consumidor e não apenas com a venda.
Longas esperas para atendimento
Ninguém gosta de esperar, não é verdade? Ainda mais agora que tudo que se precisa está ao alcance de um clique rápido.
É de grande relevância tentar diminuir ao máximo o tempo de espera do cliente para ser atendido, ou para resolver um problema.
É claro que quando se trabalha sozinho, por exemplo, e se tem uma grande demanda para atender algumas pessoas precisam esperar um pouco para ter atenção. Nesses casos o melhor a se fazer é conhecer algumas ferramentas que otimizem a comunicação entre os dois lados. O uso de respostas automáticas no Whatsapp Businnes ou no chat da sua página do Facebook e site já podem ser de grande ajuda para não deixar ninguém esperando muito.
Quebra de expectativa acaba com a ideia de sucesso do cliente
Quando o consumidor se sente enganado porque o produto ou serviço não cumpriu com as expectativas, o problema pode ser maior que o esperado.
Consumidores insatisfeitos com a compra acabam, além de nunca mais voltando a fazer negócio, espalhando a sua frustração pela internet. Esse ato pode prejudicar muito a imagem da marca e suas vendas futuras.
Para que isso não aconteça, procure maneirar na expectativa que o produto deve causar no cliente e nunca ofereça mais do que pode cumprir.
Um pós-venda sem qualidade
Se houver qualquer problema com o seu produto ou serviço, é primordial que o cliente possa resolvê-lo da forma mais prática o possível. Nada deixa uma pessoa mais irritada do que precisar de assistência e não ter apoio da empresa.
Invista em um pós-venda bem feito e perceba como a satisfação do cliente com o seu negócio trará muitos frutos.
É bom saber também, que o pós-venda não funciona apenas quando o seu cliente precisar de ajuda. Algumas ações desse setor farão com que ele se sinta importante e tenha a sua marca sempre na cabeça.
O envio de uma avaliação do produto por e-mail por exemplo, ou uma pesquisa perguntando o que achou do processo de compra são algumas coisas que fazem com que o sucesso do cliente seja real e com que mais pessoas se sintam atraídas pelo seu negócio.
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