Siga essas dicas se você quer escolher um bom sócio para o seu negócio

sócio negócios

Montar um negócio sozinho nem sempre é uma tarefa fácil, buscar por um sócio pode ser ótimo para ter um maior investimento e controle do que acontece em um empreendimento. No entanto, escolher um bom sócio pode ser difícil.

Pensando na dificuldade que você pode encontrar ao escolher um sócio, separamos algumas dicas. Acompanhe!

sócio negócios

Dicas para você escolher um bom sócio para o seu negócio

O sucesso de um negócio pode depender da escolha de um sócio e o relacionamento entre eles, no entanto, escolher o mesmo pode ser algo complicado.

As principais características que o seu sócio deve ter são:

  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ser alguém resiliente e disponível a dividir problemas e benefícios;
  • Possuir habilidades importantes para o negócio, as quais você não domina;
  • Parecer disposto a buscar as qualificações necessárias;
  • Compartilhar os mesmos princípios e objetivos empresariais, morais e éticos;
  • Ser proativo e demonstrar capacidade de liderança;
  • Ter maturidade pessoal e profissional para lidar com divergências de ideais e interesses.

Se a pessoa que você está cogitando para ser o seu sócio possuir essas características, as chances de sucesso da sociedade são altas. 

Como definir as regras da sociedade?

Após escolher os parceiros, estabelecer as regras e condições da sociedade é super importante, pois alinha as expectativas e prevenir conflitos futuros. 

Busque discutir os trâmites, definir percentuais de participação de cada um e quais serão seus deveres, direitos e possíveis vetos, quem será o administrador, quais as suas funções, responsabilidades e entregas.

Após isso, você deve formalizar a sociedade e as condições pactuadas por meio da elaboração e do registro do Contrato Social, com o auxílio de advogado ou contador.

Mesmo com um bom sócio de negócio, diversos conflitos podem aparecer 

Sabemos que escolher um sócio para o seu negócio não é algo fácil, porém, você deve estar preparado. Mesmo tendo escolhido a pessoa ideal, diversos conflitos podem aparecer, como:

  • Cobranças por falta de empenho 

Ocorre quando um dos sócios, justa ou injustamente, considera que o outro não esta se dedicando o suficiente ao negócio.

  • Divergências gerais

Diversos sócios costumam ter visões distintas sobre diferentes aspectos do negócio. Tratar as divergências por meio de diálogo, argumentação e convencimento evita que se tornem conflitos prejudiciais.

  • Problemas de comunicação

Por diferentes motivos, a relação entre os sócios pode se tornar tensa. Quando constante, isso abala a paixão pelo negócio. É necessário muita maturidade para conseguir resolver os conflitos.

  • Redução da confiança

A diminuição na confiança entre você e o seu sócio pode aumentar o desgaste da relação. Busque manter o máximo de rigor em separar finanças pessoais e empresariais – e não misturar relações profissionais e familiares.

Veja mais ›
Fechar