O faturamento pode gerar diversas dúvidas, ele pode lhe ajudar muito na avaliação financeira do seu negócio, para saber o que está de fato acontecendo. De forma geral, se trata do valor total obtido com as atividades comerciais de uma empresa.
Para não gerar mais dúvidas, a seguir, separamos um guia completo sobre faturamento para você. Acompanhe!
Guia completo sobre FATURAMENTO para você não ter mais dúvidas
Faturamento é a soma dos valores das vendas de produtos ou serviços de uma empresa durante um período determinado. Sendo assim, é o valor total adquirido com as atividades comerciais do negócio.
A métrica trazida pelo faturamento pode determinar classificações legais do negócio, com o regime tributário e o porte da empresa. Por isso, analisar a saúde financeira do seu negócio é fundamental. É importante mencionar que o faturamento não é sinônimo de lucro.
Além disso, ele ajuda a acompanhar o desempenho das vendas de um negócio e ter uma gestão financeira eficaz.
Quais os tipos de faturamento?
Existem dois tipos:
Faturamento Bruto
É a soma de todos os valores adquiridos das vendas dos produtos e serviços de uma empresa durante um período de tempo.
Sua forma de cálculo é super simples, basta multiplicar o número total de produtos ou serviços vendidos pelo preço cobrado por cada um durante o período analisado.
Faturamento Líquido
Já o faturamento líquido se refere ao valor do faturamento bruto menos os impostos que são taxados sob o negócio e as deduções de vendas.
Para calculá-lo, você deve subtrair os impostos e deduções de vendas do valor do total do bruto.
Faturamento líquido = faturamento bruto – impostos – dedução de vendas.
Como aumentar o faturamento de uma empresa?
Para conseguir aumentá-lo, você deve:
Ter uma boa gestão financeira
A gestão financeira é fundamental em todo negócio. Ela auxilia na hora de acompanhar a lucratividade, volume de vendas, capital de giro, margem de lucro, ticket médio e muito mais.
Precificar corretamente os seus produtos
Nem sempre é fácil precificar os produtos da maneira correta, mas é algo fundamental para melhorar o faturamento e o lucro da empresa. Você deve levar em conta a margem de lucro esperada, a percepção de valor dos seus clientes e os preços da sua concorrência.
Criar estratégias de marketing
Por último, investir em marketing pode auxiliar a sua marca a ganhar mais visibilidade e atrair mais clientes, aumentando os resultados.
Portanto, não deixe de investir e criar estratégias de marketing, elas podem também lhe auxiliar na hora de fidelizar os clientes.