Identidade Visual: o que é e como ela pode AJUDAR a sua marca a CRESCER; dicas simples

identidade visual

A identidade visual é super importante, se trata de elementos gráficos e visuais que compõe uma marca, e ter esses elementos definidos fazem com que o seu negócio tenha mais visibilidade e relevância, ajudando a empresa a se consolidar no negócio.

A seguir, separamos um guia completo sobre identidade visual e como ela pode ajudar a sua marca a crescer. Acompanhe! 

identidade visual

Identidade Visual: o que é e como ela pode AJUDAR a sua marca a CRESCER; dicas simples

Um negócio precisa ter sua própria personalidade e a identidade visual é o que faz com que um empreendimento se distinga esteticamente da concorrência. É por meio dela que, parte da visão, das crenças, e dos valores de uma marca são compartilhadas com o mundo. 

Em geral, ela é responsável pela composição de imagens e pelo posicionamento de um negócio. Tendo ela definida, a marca consegue gerar impacto no público e, assim, ser reconhecida e facilmente lembrada. Dois exemplos presentes no mercado são a Coca-Cola e a Adidas.

Logo, um empreendimento com uma identidade visual consistente é capaz de ativar gatilhos mentais relacionados a sentimentos de confiança e segurança e, por consequência, cativar e converter. 

Mas afinal, como definir a identidade visual de uma marca? Para isso, você deve:

Nunca perder de vista o segmento e o público alvo da marca

Primeiramente, ao começar o processo de definição de identidade visual, você deve fazer algo que tenha relação com o próprio nicho e seus produtos. Tenha em mente o seu público alvo.

Identifique o diferencial do seu negócio 

Você pode se inspirar em seus concorrentes, no entanto, deve refletir o que o seu negócio pode oferecer de diferente e como ele se destaca em meio a outros negócios.

Além disso, pense também sobre como você quer ser reconhecido. O público alvo opera um grande papel na escolha disso pois diferentes públicos exigem diferentes estratégias.

Elabore uma identidade visual flexível 

Uma identidade visual flexível permite com que ela seja adaptada e estampada em diferentes superfícies. Dito isso, você deve refletir sobre a possibilidade de imprimi-la em sacolas, camisetas, se é possível adicioná-la em espaços menores, entre outros.

Crie um manual para a sua equipe 

Por último, após definir todos os detalhes relacionados à identidade visual da sua marca, documente tudo em um manual. Dessa forma, toda vez que você ou sua equipe precisar desenvolver um material estético, poderão se orientar pelas diretrizes já determinadas, evitando erros futuros.

Veja mais ›
Fechar