Escolher um bom fornecedor para o seu negócio é fundamental para que você consiga oferecer bons produtos ao seu cliente. O fornecedor é toda a pessoa física ou jurídica que produz, monta, distribui e comercializa produtos ou serviços.
Pensando em lhe ajudar, separamos algumas dicas de o que você deve fazer para escolher um bom fornecedor para o seu negócio. Acompanhe para ver quais são!
Entenda o que você deve fazer para escolher um bom fornecedor para o seu negócio
Antes de irmos para as dicas, você precisa entender que existem dois modelos principais de vendas envolvendo fornecedores de produtos: o tradicional, no qual você compra mercadorias e as armazena em seu estoque; e o dropshipping, em que o fornecedor envia o produto diretamente para o comprador após a venda ser realizada.
Para escolher um bom fornecedor para o seu negócio, você deve levar em consideração:
Produtos oferecidos
Definir o seu produto é fundamental para oferecer o seu negócio, busque entender quais são os principais pontos de venda em atacado do Brasil do seu produto. Estude o seu nicho de mercado e crie uma lista de possíveis opções.
Qualidade
Escolher fornecedores de boa qualidade é essencial para as vendas e para a fidelização dos seus clientes. Quando um consumidor está insatisfeito, dificilmente voltará ao seu negócio.
Um produto de má qualidade pode ser prejudicial para a reputação da sua marca.
Preço
Em relação ao preço, você precisa avaliar o planejamento financeiro da sua empresa. Os seus fornecedores precisam oferecer um serviço viável, por valores que estejam dentro do seu orçamento e não comprometam o preço final do seu produto.
Prazos de entrega
O fornecedor, além de oferecer um bom produto e preço, deve entregar as encomendas no tempo certo. Se as entregas são atrasadas, isso pode atrasar suas vendas e fazer com que o seu negócio caia em descrédito diante do público alvo.
Portanto, questione o fornecedor sobre os prazos com os quais ele trabalha.
Flexibilidade
No mundo dos negócios, muitas coisas são incertas. Em um dia suas vendas podem disparar, e em outros, diminuir. O fornecedor é um parceiro do seu negócio, por isso, deve oferecer contratos que permitam que o volume de pedidos acompanhe tais oscilações.
Referências
O networking e as referências podem lhe ajudar na decisão final. Pesquise sobre outras empresas que também são atendidas pelo fornecedor em questão, solicite depoimentos e analise sua reputação frente ao mercado no qual atua. Isso pode trazer muitas informações valiosas que podem lhe ajudar a tomar a decisão final.