A PagSeguro é um dos serviços mais populares de pagamento digital, oferecido pela UOL. A opção é pioneira na tarefa, sendo a mais utilizada no e-commerce em todo o país, o que fez da empresa uma gigante do mercado financeiro, competindo com instituições gigantes, como o Banco Itaú, Cielo e outros.
Com seu divulgamento acontecendo nas redes sociais, ela tem uma venda rápida, compra protegida, você obtém o seu perfil da pagseguro, sabe mais sobre o plano de recebimento e tudo que precisa saber sobre as maquininhas de compartilhamento, veja mais informações abaixo.
Como vender na internet com o PagSeguro (Passo a Passo para o vendedor)
- Faça o cadastro na ferramenta (abaixo tem o tutorial completo);
- Acorde os termos de compra com o cliente (descrição da mercadoria, preço de venda, tempo de parcelamento, demais informações do envio);
- O boleto será gerado na ferramenta e disponibilizado pelo cliente por meio de um arquivo PDF ou link ;
- O comprador deve fazer o pagamento pelo método escolhido;
- Assim que o pagamento for aprovado, o vendedor será informado pela conta do PagSeguro, o qual já poderá contar com o dinheiro na conta cadastrada (o prazo de recebimento varia conforme o tipo de pagamento – DOC, TED);
- Na plataforma é possível fazer o rastreamento da mercadoria e a comprovação de recebimento;
- O comprador tem um prazo de até 30 dias após o pagamento do produto para abrir uma mensagem informando qualquer tipo de problema que possa ter tido na mercadoria. Se for necessário, a plataforma devolve o dinheiro para o comprador e a mercadoria para o vendedor. Tudo deverá ser acordado entre as partes, por meio do chat disponível na ferramenta.
Lembre-se que no e-commerce é importante ter uma loja atrativa, com boas avaliações de usuários e ser bem claro quanto as taxas e tarifas que podem ser cobradas a mais do cliente devido ao frete ou então as taxas referente ao pagamento no débito via boleto ou no cartão de crédito.
Por isso, sempre tente embutir as taxas quando precisar nos meios de pagamento, esse é o negócio das maquininhas, você faz por meio da sua conta digital, seja uma moderninha plus, uma minizinha chip ou qualquer outra, basta que você fique atento a manutenção de funcionamento e fique de olho em suas vendas.
Como vender pelo Facebook, Whatsapp e Instagram usando o PagSeguro
- Faça login na sua conta PagSeguro;
- Em “Minha Conta”, clique em “Botões de Pagamento”, no menu esquerdo;
- Preencha as informações obrigatórias como “Nome do Produto” e “Valor do Produto”;
- Selecione o tipo “Padrão” de tela de pagamento;
- Clique em “Gerar botão e link”;
- Adicione esse botão no seu post do Facebook, Instagram ou WhatsApp. Assim, quando a pessoa clicar será redirecionada automaticamente para o local onde deverá realizar a compra/pagamento.
Como vender presencialmente pela PagSeguro
Quem tem uma loja física e quer vender pela PagSeguro não precisa necessariamente ter uma conta aberta em banco. Com os modelos de maquininhas de cartão – tanto a moderninha como a minizinha – é possível obter o dinheiro das vendas para a sua conta online da Pagseguro aberta no momento do cadastro.
No momento da contratação da maquininha sem aluguel é possível conferir as taxas cobradas para todo o tipo de forma de pagamento – se no débito, cartão de crédito, parcelado ou com vales refeições. Basta você acessar “Minha Conta” e assim ver todos os valores registrados e suas origens, mais um dos melhores serviços que a pagseguro oferece entre as maquininhas vantagens.
As vantagens das maquininhas da PagSeguro é que aceitam a maior parte dos cartões, inclusive bandeiras como o american express, não é preciso ter uma conta bancária ativa, pode ser usada como pessoa física e o pagamento recorrente cai na hora para o usuário (a não ser as feitas no crédito).
Como usar o Pagseguro para comprar online (Passo a Passo para o comprador)
- O comprador faz o cadastro na plataforma;
- Por meio da navegação no site ou aplicativo é possível escolher o produto que deseja adquirir;
- Ao fazer a compra o usuário poderá escolher as formas de pagamento, se no débito à vista, no boleto bancário ou via cartão de crédito;
- Assim que o comprador faz o pagamento o dinheiro será enviado para a conta bancária do vendedor;
- O próprio sistema gerará o comprovante de venda para ambas as partes e comunicará da venda;
- Cabe ao vendedor enviar o produto dentro do prazo solicitado;
- Assim que o comprador receber o produto o vendedor será notificado;
- Caso o comprador não receba o produto dentro do prazo poderá entrar com a solicitação de garantia – disputa – por meio da própria plataforma e, caso não receba mesmo assim, poderá receber o dinheiro de volta ou fazer o estorno no cartão de crédito (se for o caso). O processo de disputa é gratuito para o comprador;
- O tempo de aprovação do pagamento varia de acordo com a forma de pagamento e pode ser imediato ou demorar até 3 dias úteis para ser confirmado.
Dúvidas frequentes
Abaixo, segue a resposta para as principais dúvidas relacionadas ao processo de venda digital com a PagSeguro:
O Comprador também precisa fazer o cadastro?
Não, o comprador não precisa fazer o cadastro, somente o vendedor.
Como é feita a devolução das mercadorias recusadas pelo comprador?
Esse processo é chamado de “Disputa”, serviço oferecido pela ferramenta para auxiliar o vendedor nos momentos em que houve dificuldades na entrega do produto ou o cliente quer trocar a peça, por exemplo. Tanto o vendedor como o comprador podem abrir uma disputa.
A partir do momento em que ela é aberta as duas partes devem combinar como resolver o problema, usando o chat do PagSeguro ou outras formas de contato. É possível selecionar, pela empresa, a devolução do dinheiro ao cliente ou a troca do produto.
Posso ver o relatório de vendas/extrato?
Sim, é possível visualizar todas as vendas efetuadas num relatório completo. Basta realizar o seguinte passo a passo:
- Acesse o menu principal clicando no botão [ ≡ ] , localizado no canto superior esquerdo;
- Clique em “Relatórios”
- Selecione o tipo de extrato que deseja visualizar, considerando as três opções existentes:
- Relatório de vendas: mostra as vendas divididas por períodos, podendo filtrá-las por datas ou valores;
- Relatórios dos produtos: mostra a quantidade de vendas de cada tipo de produto;
- Relatório de transações: mostra todas as vendas efetuadas de acordo com os valores das transações feitas por meio das maquininhas ou pelo aplicativo.
Onde ficará disponível o dinheiro da minha venda?
No momento do cadastro o usuário irá informar os dados da conta bancário onde deseja receber o dinheiro. É lá que os valores das vendas deverão ser depositados. Assim, você tem acesso as vendas pela ferramenta de transferência na máquina.
Como funciona a PagSeguro?
A PagSeguro faz todo o processo de mediação entre comprador e vendedor, assegurando par ambas as partes que a venda seja efetuada sem possibilidades de fraudes. Para isso, no entanto, a empresa fica com uma pequena parcela do valor do artigo vendido, como um custo por ter te facilitado a venda.
Não é preciso fazer nenhum tipo de aporte financeiro dentro da plataforma além de criar a conta, para quem quer vender exclusivamente pela internet.
A empresa, no entanto, também oferece outros tipos de serviços, como empréstimos e vários modelos de maquininhas de cartão, como a minizinha e a moderninha via Wifi, as duas não precisam de aluguel e possuem taxas mais baratas do que os modelos tradicionais.
[ CONFIRA COMO FUNCIONAM AS MÁQUINAS PAGSEGURO]
Taxas e Tarifas da PagSeguro
As taxas da PagSeguro correspondem de 5% a 15%, dependendo do tipo de da venda. Quando a compra é a prazo longo (até 30 dias) as cobranças são maiores, já se a venda online será paga à vista, a taxa dificilmente passa de 5%.
Ou seja, se você vender um produto que custa R$ 100,00 receberá R$ 94,39, pois a PagSeguro ficará com R$ 5,39 para ela.
Já no caso de uma venda online em parcelas de 3 vezes a taxa passa 11%, ou seja, você receberá 84,93 e a plataforma ficará com R$ 11,09. Por isso, fique de olho nas taxas de todas as maquininhas e em caso seja necessário, no funcionamento do estorno.
Simulação de taxas
Sabendo que a plataforma tem taxas você pode se programar para inflar o preço dos produtos que vende pela internet, já que seus custos são mais altos. Isso pode ser feito com facilidade graças a plataforma de simulação de taxas oficial da PagSeguro disponível no link: https://pagseguro.uol.com.br/sobre/taxas-e-tarifas
Para usar basta informar qual é o valor do produto vendido e como ele será pago pelo comprador. É sempre indicado que antes de apertar o botão de pagamento, você veja se é o valor correto da venda de seu cliente, caso contrário, será necessário realizar o estorno da transferência.
Lembre-se de também calcular o frete dos Correios, quando for necessário!
Como receber o dinheiro da PagSeguro
Como as vendas do Pagseguro são feitas totalmente por meio do aplicativo, também é por meio da plataforma que o vendedor conseguirá acessar o dinheiro das vendas. Abaixo, segue o passo a passo de como recebê-lo:
- Acesse o site da PagSeguro no link:
- Acesse com o seu login e senha cadastrado;
- No menu inicial clique em “Minha Conta”. Lá estará o extrato completo das transações e pagamentos recebidos;
- Selecione a opção “Transferências”;
- Clique na opção “Conta bancária” e selecione o valor que deseja transferir;
- Insira os dados da conta bancária para qual pretende transferir;
- O TED fará a transferência do valor em até 3 dias úteis gratuitamente;
- No caso de necessidade de fazer mais de uma transferência por mês poderá ser cobrado uma tarifa de R$ 3,50 por cada solicitação;
- A transferência pode ser feita para qualquer conta, sem precisar ser em nome do vendedor cadastrado.
Vale lembrar que quem tem a moderninha poderá usar o cartão de débito da Pagseguro com bandeira mastercard gratuitamente para usar os valores da venda que ficarão retidos na conta do Pagseguro.
Como fazer o cadastro PagSeguro
- Acesse o site oficial (https://pagseguro.uol.com.br/?ind=422342#rmcl);
- Clique em “Criar conta”;
- Clique no botão “Quero vender agora mesmo”;
- Informe os seus dados pessoais conforme pede o formulário. Ao final, clique em “Finalizar”;
- Acesse o seu e-mail e clique no botão “Confirmar cadastro”;
- Pronto, agora basta utilizar a sua conta.
O vendedor pode usar a conta de cadastro tanto na modalidade de vendedor como de comprador. Entretanto, é recomendado criar contas separadas para que as informações não se cruzem e o vendedor consiga ter uma melhor noção dos seus verdadeiros gastos e fluxo de caixa – uma das funcionalidades presentes na plataforma do PagSeguro Vendas.
Ficou com alguma dúvida sobre como funciona? Então confira as regras de uso da PagSeguro. Dessa jeito, você pode melhorar o seu negócio, saber mais sobre a minizinha chip, sobre os meios de pagamento, como funciona a moderninha plus, mais sobre venda rápida, como funciona uma compra protegida e mais sobre a opção “minha conta”.
Também tenha anotado o número da central de atendimento, disponível no número 4003 1775 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 728 2174 para as demais localidades.