Está com a empresa no vermelho? Veja o que você pode fazer para se livrar desse problema

empresa no vermelho

Possuir um empreendimento nem sempre ocorre tudo como o planejado, se isso é o seu caso e a empresa está no vermelho, algumas coisas podem lhe ajudar a sair do prejuízo. 

É essencial ter muito controle e organização das contas para ter saúde financeira no negócio, e para lhe ajudar, separamos algumas dicas de o que você pode fazer para tirar a empresa do vermelho.

empresa no vermelho

Está com a empresa no vermelho? Veja o que você pode fazer para se livrar desse problema

Nenhum empreendedor quer ver a empresa no vermelho, só que, pode chegar um momento em que as finanças da empresa não vão bem e a inadimplência seja inevitável. Essa é uma realidade mais comum do que muitos pensam, mas você não pode desistir. 

Comece reunindo todas as informações numéricas e trace um plano de recuperação de médio e longo prazo. É fundamental ter um planejamento financeiro para que você não se perca ou ande em círculos.

Você deve ter conhecimento de gestão financeira e do negócio, além de noções de contabilidade e um comportamento responsável sobre os gastos, separando o dinheiro pessoal daquele que gira na empresa.

Algumas coisas que você pode fazer são:

Fazer uma análise das dívidas

Para melhorar a saúde financeira do seu negócio e saber como sair do vermelho, você deve fazer uma avaliação das suas dívidas. Atenção aos débitos, taxas de juros e gastos mensais da organização. 

Levante o montante devido, avalie os danos e tenha calma. Controlar as contas da empresa envolve reeducação. Você deve saber exatamente o orçamento mensal e ficar de olho nas despesas.

Acompanhar o fluxo de caixa

Entenda o que é fluxo de caixa, ele ajuda no controle diário de todas as contas a pagar e receber, saldos bancários, previsão de despesa e receita. 

O acompanhamento deve ser diário, sem falhas, e até mesmo mais de uma vez por dia – dependendo do movimento da empresa. A conciliação dos valores é o que vai garantir que nada deixe de ser pago ou recebido.

Elimine gastos desnecessários 

Os cortes são essenciais para se livrar das dívidas. Você deve separar o que é prioritário, necessário e de pouca utilidade. Dessa forma, será possível descobrir que boa parte do dinheiro que poderia ser reservado e destinado para compras e gastos sem muita utilidade.

Priorize pagar os débitos que possuam os maiores juros 

Foque em pagar primeiro aquelas que apresentam maiores taxas de juros, pois geram multas mais altas em caso de atraso. 

Por fim, busque renegociar as dívidas e aprenda a separar os gastos pessoais dos empresariais.

Veja mais ›
Fechar