A gestão estratégica se trata da forma que uma empresa gerencia e otimiza seus processos, é super importante saber como ela funciona de fato pois pode ajudar no crescimento do seu negócio!
Se você quer saber o que é gestão estratégica e como ela pode ajudar no crescimento do seu negócio, acompanhe! A seguir iremos trazer um guia completo para você.
O que é Gestão Estratégica e como ela pode ajudar no CRESCIMENTO do seu negócio
Como citado anteriormente, a gestão estratégica é uma forma de gerenciar a empresa e otimizar todos os seus processos, deixando-os mais eficazes e coesos com os objetivos do negócio. Com ela, é possível fazer com que os setores e equipes foquem na execução do planejamento estratégico para que suas metas sejam atingidas com sucesso.
Na gestão estratégica é feita a administração da implantação do que foi planejado e a análise dos resultados. Ela é super importante para melhorar o uso dos recursos e até do tempo, além do aumento da produtividade.
Ou seja, você ao ter uma boa gestão estratégica, conseguirá fazer um diagnóstico completo do seu negócio, sabendo onde estão os erros e o que deve ser feito para corrigir.
Mas como podemos aplicar a gestão estratégica?
Você pode adotar diferentes medidas para isso, como:
Análise SWOT
Consiste em uma análise que irá ajudar a entender qual o posicionamento da sua empresa. Ela é um guia para o planejamento estratégico dos negócios. A sigla em inglês quer dizer “Forças”, “Fraquezas”, “Ameaças” e “Oportunidades”. As duas primeiras dizem respeito ao ambiente interno – os processos do seu empreendimento -, e as duas últimas se trata do ambiente externo, ligadas ao mercado e suas mudanças.
Busque analisar a situação do seu negócio para fazer um mapeamento dos pontos fortes e das fraquezas, identificando ameaças e oportunidades.
Definir suas metas
Devem ser estabelecidas metas e como as ações para atingi-las serão executadas. Elabore um plano de ação que contenha:
- O objetivo;
- As atividades a serem executadas;
- O orçamento usado em cada etapa;
- Os nomes dos responsáveis por cada ação;
- Os riscos do processo e um plano de gestão de crises;
- O cronograma de ações.
Ciclos PDCA
O PDCA (do inglês Plan, Do, Check e Act – planejar, fazer, verificar e agir) é uma ferramenta que permite a organização de todos os processos, desde a ideia até a execução e o monitoramento, com o objetivo de promover melhoria contínua.
Além disso tudo, é necessário ter um líder, que tenha em mãos essas ferramentas para dar motivação à equipe, e que consiga dar apoio a mesma, propor ajustes, entre outros.