Um empreendedor começou com um pequeno negócio informal vendendo queijo caseiro na feira e hoje possui uma marca que produz até 42 mil litros por dia e está nas principais redes de supermercado!
A seguir, iremos contar a história inspiradora desse empreendedor que começou com um negócio informal, acompanhe!
Empreendedor começou com negócio informal e hoje está nas principais redes de supermercado; conheça a história
Jorge Nakid não tinha planos de ser dono de uma grande produtora de queijos. Com seu pai perdendo o emprego, a família foi de São Paulo para uma fazenda em Registro, no Vale do Ribeira (SP). Em busca de uma fonte de renda e tendo uma grande produção de vacas leiteiras, seu pai passou a produzir queijos e ele era responsável por vender as peças na feira local.
Atualmente, a Levitare faz queijos com 42 mil litros diários, que vêm de produção própria e também de outros produtores. Esse número é atingido durante o período de alta produção das búfalas, em que a empresa se especializou. A mudança do queijo de leite de vaca para o de búfala aconteceu devido a uma ideia que surgiu na feira, e os clientes passaram a pedir a muçarela de búfala além de apenas o queijo gouda.
Logo o produto passou a ser vendido em pizzarias no litoral de São Paulo, que passaram a encomendar de 70 a 80 quilos por semana. Com o crescimento, os restaurantes demandaram uma adequação da marca às normas sanitárias e de inspeção federal, saindo da produção caseira. No entanto, a família não tinha recursos para fazer um investimento de industrialização.
A empresa entrou então na fila de um projeto de desenvolvimento econômico do Vale do Ribeira, em que poderia ganhar um crédito de R$ 120 mil. A insistência dos empreendedores fez com que a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Registro desse o recurso. Graças a isso, em 2004, a Levitare nasceu.
A produção de queijos e requeijão de búfala começou a conquistar o mercado, a boa escolha de branding com uma embalagem preta também foi responsável pelo sucesso.
Hoje, a sede da Levitare fica em Sete Barras, também no Vale do Ribeira, e a empresa conta com uma nova planta em Minas Gerais que deve começar a operar em 2023.
Jorge é responsável pelo setor comercial, sua irmã, Denise Nakid, atua na administração e na gerência do setor individual.
A Levitare está em todas as regiões do Brasil, e faz parte de grandes redes de supermercados.