Ter o próprio negócio é um assunto da atualidade, porém, existem formas de fazer isso, já bem tradicionais, como revender roupas. Quem tem mais de 30 anos pode lembrar-se de quando era criança e aparecia na casa dos seus pais a moça das roupas, que fazia o atendimento a domicílio, levando para a família as últimas tendências da moda.
Essa profissão renovou-se, ainda mais com a ajuda da Internet, que tornou esse trabalho até mais simples e fácil de realizar. Além de revender pela Internet, é possível adquirir as roupas em diferentes sites, receber tudo em casa e depois vender em lojas virtuais ou mesmo da forma tradicional, de porta em porta.
Como são feitas as compras no atacado e no varejo
A questão é que quem deseja apostar na revenda de roupas, hoje em dia, encontra muitas opções e para entender como esse negócio pode ser lucrativo é necessário compreender a diferença entre atacado e varejo. Em geral, quando as pessoas buscam por produtos variados, elas compram em lojas de varejo.
Nesses locais, são comercializadas poucas unidades de cada mercadoria para os consumidores por um preço X a unidade. Já nas lojas por atacado, o consumidor adquire um número maior de uma mesma mercadoria, o que permite que se possa comprá-las por um preço menor do que se fosse no varejo.
Ou seja, quanto mais unidades se uma mesma peça são compradas, menor é o seu custo unitário. E a revenda de roupas se baseia justamente nesse conceito. Para um negócio desse tipo dar lucro, a pessoa deve adquirir um maior volume de roupas no atacado, por um preço baixo e, assim, pode revender para os seus clientes por um preço mais alto. Essa diferença de valores é o lucro.
Vale a pena revender roupas?
Para quem se dedica à revenda de roupas, buscando os atacados com os melhores preços e oferecendo produtos adequados para o seu público alvo, as chances de bons lucros e crescimento para o negócio de revenda de roupas estão garantidas. Afinal, mesmo em tempos de crises as pessoas precisam comprar vestuário.
Além disso, existem os consumidores que, mesmo não precisando, sempre compram peças novas. No entanto, como qualquer outro negócio, é preciso organização, dedicação e planejamento. Um dos principais pontos é avaliar para quem você quer vender roupas. Quem prefere vender de porta em porta deve pensar nos consumidores que tem mais acesso.
É possível começar vendendo para as amigas, colegas de trabalho e de faculdade. Nesse caso, é preciso avaliar a classe social dessas pessoas, quanto estão dispostas a pagar pelas roupas, quais as suas preferências em termos de estilo, etc. Isso vai ajudar você a definir quem é o seu público alvo e o que ele precisa e deseja.
A partir disso, é preciso buscar as melhores opções que comercializam no atacado as roupas que você quer comprar para revender. Além de lojas físicas, existem muitas lojas virtuais, sendo que algumas podem comercializar os seus produtos de ambas as formas.
Pesquisa de preço, avaliação de estilo de cada loja, condições de pagamento e quais oferecem a melhor logística para a sua estratégia são alguns aspectos a serem avaliados na hora de escolher onde adquirir as roupas para revender. Alguns lojas para comprar no atacado são as seguintes:
- Lado Avesso;
- Eloá Modas;
- Morena Chic;
- Lemier Premium;
- Iris Goya;
- Kaisan;
- ADAMAS.
Também existem lojas que vendem roupas por atacado em outros países, nesse caso, é preciso importá-las. Pode valer muito a pena! Tudo vai depender do valor de cada peça e se você terá que pagar ou não impostos com essa importação. De qualquer forma, é preciso saber muito bem como realizar o procedimento. Alguns exemplos são as lojas:
- Aéropostale;
- GAP.
Quanto se gasta e se ganha revendendo roupas
O valor que se gasta com a compra de roupas para revenda vai depender muito da quantidade de roupas que são adquiridas e em quais lojas você vai fazer as suas compras. Também, depende do estilo do vestuário, sendo que quanto mais você adquirir uma peça por um valor baixo e quanto mais você puder aumentar esse valor, melhor, pois o seu lucro será maior.
Porém, não adianta vender por um preço muito acima do praticado no mercado, senão você não consegue revender os produtos. Nesse sentido, é preciso, ainda, fazer uma pesquisa de preço para saber o valor da concorrência e assim definir um preço competitivo para as suas roupas. Dessa forma, o quanto se ganha com esse negócio muda muito, também.