Se você é Microempreendedor Individual – MEI, já deve saber que pagar o DAS é algo que deve ser feito mensalmente. Mas caso você esteja com o pagamento atrasado, saiba que é possível renegociar suas dívidas e fazer o parcelamento da mesma.
Veja a seguir o que você deve fazer se é MEI e está com o DAS atrasado, é possível colocar o pagamento em dia de maneira super rápida e fácil.
É MEI e está com o DAS atrasado? Saiba como colocar o pagamento em dia
O DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, uma guia que deve ser gerada e paga todo mês, a fim de manter em dia as obrigações fiscais e assegurar os direitos previdenciários. Ao realizar o pagamento, o MEI garante o recolhimento de vários tributos.
O boleto do DAS possui um valor fixo e inferior às demais categorias empresariais, e sua data de vencimento acontece todo dia 20.
O parcelamento do DAS MEI atrasado pode ser solicitado para quitar as mensalidades do DAS que já estão vencidas. É uma opção altamente recomendada para os contribuintes que possuem débitos superiores a 24 meses (2 anos).
O empreendedor pode regularizar seu MEI atrasado ao efetuar o parcelamento da dívida em até 60 vezes, com valor mínimo da parcela de R$ 50. O valor do boleto é reajustado mês a mês, conforme a SELIC.
Ao parcelar a dívida, o Microempreendedor Individual assume duas responsabilidades: a de precisar pagar a guia referente ao mês corrente e também a parcela que ficou estabelecida na negociação.
Como solicitar o parcelamento do DAS MEI atrasado
Para solicitar o parcelamento do DAS MEI atrasado é super fácil e rápido. Você precisará seguir apenas três passos. No entanto, é necessário ressaltar que só é possível realizar o parcelamento da dívida se o contribuinte possuir, no mínimo, 12 boletos do DAS vencidos.
Confira o passo a passo:
Acessar o site Simples Nacional
Acesse a página do Simples Nacional no site da receita e, na tela inicial, insira seu CPF e CNPJ. Confirme o código da tela para validar as informações e em seguida digite o número do recibo de entrega da Declaração do Imposto de Renda e o ano de exercício da declaração. Confirme novamente o código e selecione a opção “continuar”. Na parte inferior da tela, você verá uma mensagem anunciando que o código de acesso foi gerado.
Acesso a área de parcelamento MEI atrasado
Com o código de acesso em mãos, ainda na página do Simples Nacional, vá até a área destinada ao acesso ao Parcelamento – Microempreendedor Individual atrasado.
Preencha os campos com os números do CPF, CNPJ e o código de acesso gerado na etapa anterior, e confirme o código exibido na tela.
Solicitação do parcelamento
Para a última etapa, você será redirecionado a uma página e deverá clicar na opção “Pedido de parcelamento”.
As parcelas do acordo são liberadas a partir do dia 10 de cada mês.