A Doce Alemã é uma empresa de torta alemã artesanal fundada em 2015. O negócio foi criado pela empreendedora Anke Weise, os produtos possuem uma identidade única que faz com que a empresa tenha grande sucesso: as tortas são pintadas à mão.
Conheça a seguir a história da empreendedora que aposta na venda de torta alemã feita artesanalmente!
Mulher empreendedora aposta na venda de TORTA ALEMÃ feita artesanalmente e faz sucesso em Brasília
A empreendedora Anke Weise parece ser alemã, mas é uma brasileira que possui antepassados alemães que fizeram parte da fundação de Blumenau. A empresa Doce Alemã, une suas habilidades culinárias e experiências profissionais, já que é formada em administração.
As tortas recebem uma identidade visual única, levam bolacha em seu entorno e são todas pintadas a mão pela empreendedora, que começou a desenhar e colorir a sobremesa se inspirando na obra do artista visual Athos Bulcão, que é reconhecido na cena de Brasília (DF), cidade onde vive. Os desenhos de casas na bolacha dão um ar lúdico à sobremesa e a deixam ainda mais especial.
Anke começou a fazer tortas logo após se mudar para Brasília, isso porque, ao chegar à capital e fazer novos amigos, ela fazia tortas para levar aos encontros – como churrascos e festas – seguindo o conselho da mãe, que disse que “Em Brasília não tem torta alemã boa!”. Desde então, Anke passou a ser conhecida pelos amigos como ‘a alemã da torta alemã’, e ao longo do tempo foi melhorando sua receita.
Em 2015, surgiu a ideia do negócio, a empreendedora então contou ao seu marido e começou a estruturar, anotando tudo o que precisava. Comentou sobre sua ideia com uma amiga designer, e foi desenhado o logo que é usado até hoje pela marca. Um outro amigo fotógrafo fez as fotos e aos poucos o negócio foi acontecendo.
Os primeiros anos da Doce Alemã fizeram com que a empreendedora tivesse um ritmo de vida super ocupado, já que trabalhava durante o dia como servidora pública e de madrugada fazia as tortas. Até que decidiu abraçar a Doce Alemã como sua atividade principal e pediu demissão do emprego.
A partir de 2018 a empreendedora deu início às criações visuais únicas em suas tortas, criando projetos que fizeram sucesso.
A marca faz sucesso e vende aproximadamente 100 tortas por mês, no entanto, a empreendedora não quer perder o viés artesanal da produção e pretende continuar produzindo sozinha. Os valores das tortas variam de R$ 70 a R$ 380, e é possível escolher diferentes tamanhos e sabores, além da personalização que precisa de um orçamento a parte.