O marketing multinível (MMN) é, basicamente, vender, indicar e ganhar. Há quem defenda esse método como rentável, no entanto, também há quem o considera uma arriscada pirâmide. Muitas empresas aderiram a esse sistema de negócio, sendo que algumas deram certo e outras nem tanto.
Entenda o que é marketing multinível e saiba se é, ou não, vantajoso:
O que é marketing multinível
A primeira coisa que você precisa entender é que o marketing multinível não é uma pirâmide, como é conhecido. Funciona como o marketing em rede, no qual uma pessoa trabalha com venda direta e cria vínculos, cadastrando novos vendedores do mesmo produto – um modelo clássico é Avon e Natura.
Os lucros do marketing multinível são obtidos pela sua própria venda e também uma pequena comissão das vendas de todos abaixo de você. Quando alguém cadastra novos vendedores, forma uma equipe, recebendo uma comissão pela venda delas. Quando sua equipe cadastra novos vendedores, você também ganha uma comissão pela venda dos demais.
A ideia do marketing multinível é que você lucre pelas vendas de todas as pessoas cadastradas em sua rede. Ou seja, é totalmente diferente do sistema de pirâmide financeira.
Vantagens
São muitas as vantagens de se trabalhar com marketing multinível, desde que seja de empresas já consolidadas no mercado. As mais conhecidas são:
- Natura;
- Avon;
- Mary Kay;
- Jequiti;
- Hinode;
- Tupperware;
- Herbalife.
Todas elas trabalham com venda direta por catálogo. Os lucros são totalmente provenientes das vendas realizadas e quanto mais pessoas você cadastra, mais você pode lucrar. No entanto, para isso acontecer, sua equipe precisa vender.
Você pode (e deve!) ajudar sua equipe nas vendas. Há vários eventos realizados pelas próprias empresas, que ajudam todos os vendedores a ganhar mais clientes e aumentar os seus lucros. Lembre-se: quanto mais sua equipe vende, mais você ganha. Por isso, esteja sempre próximo a ela.
Outra grande vantagem desse modelo de negócio é que não é preciso ter um ponto fixo. Você pode, por exemplo, começar como um complemento de renda. As vendas são feitas pelo catálogo, no qual os seus clientes fazem os pedidos e você encomenda-os na empresa. Ela, por sua vez, envia os produtos a você, para posterior entrega ao consumidor final.
Além de não ter um endereço fixo, o horário de trabalho é definido por você. Você pode deixar o catálogo no cliente e buscar depois, ou marcar para mostrar os produtos. Além disso, os preços são tabelados, não necessitando preocupação em relação a isso.
Bonificações
Cada empresa de marketing multinível possui suas próprias bonificações. Por isso, é importante verificá-las. Esses extras incluem amostras grátis, desconto maior em alguns produtos ou maior comissão, de acordo com o volume de vendas.
Algumas também optam por criar bônus na primeira compra ou até quando cadastra um novo membro em sua equipe. O material de divulgação é enviado para o seu endereço, junto (ou não) com os seus pedidos.
Desvantagens
A grande desvantagem do marketing multinível é que a maior parte dos lucros pode demorar a vir. Afinal, para ganhar mais, você precisa ter uma equipe – e não adianta apenas cadastrar pessoas, elas pessoas precisam vender e cadastrar outras pessoas.
Apesar de ser um trabalho com venda direta, não sendo necessário ponto fixo e nem horário fixo, é preciso trabalhar muito. Encontrar clientes pode ser um desafio, mas, se você não tiver medo de enfrentar a batalha, irá conseguir vencer essa etapa.
Outra grande desvantagem é a cara feia das pessoas para esse tipo de negócio. As pirâmides financeiras são proibidas e muitas empresas tentam mascarar esse tipo de negócio usando o marketing multinível, fazendo com que empresas que realmente atuam nesse segmento fossem prejudicadas. No entanto, perceba que tem uma grande diferença das pirâmides financeiras e do marketing de rede.
Não é necessário pagar para entrar. Geralmente, as empresas criam o kit inicial e, ao vender os itens, você recupera esse valor. Antes de decidir entrar nesse meio, verifique a autenticidade da empresa. Confira se ela já está consolidada no mercado. Também ajuda procurar informações sobre a empresa na Internet.