As franquias são negócios que possuem uma série de vantagens para quem deseja abrir o seu próprio negócio. Além da marca escolhida já contar com um modelo de empreendimento testado, possui público alvo formado, clientes fiéis e produtos de sucesso no mercado. As franquias de roupas, mais especificamente, são investimentos ainda mais lucrativos – afinal, roupas são produtos que sempre são vendidos, mesmo em tempos de crise.
No entanto, é necessário contar com uma estratégia de vendas e de marketing eficiente, para alcançar os objetivos propostos. Também, é importante escolher uma franquia com investimento que caiba no seu bolso e entrar em uma rede onde você recebe todo o apoio necessário.
Principais franquias de roupas
Quem deseja investir em uma franquia de roupas, encontra uma série de opções. Em meio a tanta variedade, uma dica é avaliar diferentes aspectos, entre eles, escolher uma marca que seja conhecida na sua cidade e região, que tenha um investimento acessível às suas possibilidades e que ofereça todo o apoio que se espera de uma empresaque funcione em rede.
Todas essas características podem mudar de marca para marca, por isso, é fundamental fazer muita pesquisa e conhecer bem as franquias nas quais você gostaria de investir.
Entre algumas das mais famosas estão as seguintes:
Cavalera
Franquia de roupasno estilo jovem, para ambos os sexos, com inspiração na moda rocker, sendo que, desde 2006, começou a expansão com o sistema de rede. É uma marca já consolidada no mercado, além de ser influente em eventos de moda.
O investimento inicial pode chegar a R$300 mil, sendo que existe ainda uma taxa de franquia a partir de R$20 mil, mas que não cobra royalties. Embora seja apenas uma média, porque depende do desempenho de cada loja, o faturamento mensal gira em torno dos R$50 mil, e estima-se que o retorno do investimento ocorra em até 30 meses.
Coca-Cola Jeans
Mais uma franquia de roupas voltadas ao público jovem, sendo que a marca faz parte do grupo Coca-Cola. A especialidade dessa empresa são as peças jeans, sendo que o sistema de franquias iniciou em 2005.
O investimento total inicial começa em R$250 mil, podendo chegar a R$450 mil, sendo que a há uma taxa de R$ 50 mil. A loja que se manter na média pode faturar em torno de R$80 mil por mês, mas tem que pagar royalties de 42,86% das compras e o retorno começa somente a partir dos 24 meses.
Tevah
Essa é mais uma franquia de roupas bem tradicional, sendo que atende, exclusivamente, o público masculino, com peças principalmente formais. Além disso, diferencia-se pelo serviço personalizado que oferece, ao contar com peças sob medida e atendimento em domicílio.
Já o investimento total máximo é de R$170 mil. A taxa de franquia pode chegar a R$65 mil, os royalties são de 6% sobre faturamento bruto, o faturamento médio mensal é de R$ 105,9 mil e o retorno acontece entre os 18 e 36 meses.
Mormaii
Também é uma franquia de moda jovem, para homens e mulheres, em estilo esportivo, com a temática do surfe, principalmente. São mais de 30 anos de experiência no mercado, sendo que exige um investimento inicial de até R$715 mil, o que pode ser menor se o franqueado preferir uma loja do tipo quiosque, uma opção que a rede oferece.
Já a taxa de franquia fica entre R$35 mil a R$55 mil, os royalties são de 3% das vendas brutas e o faturamento mensal gira em torno dos R$ 100 mil. Já o retorno pode acontecer a partir de um ano ou demorar até 36 meses.
Gastos médios para ter franquia de roupas
Na hora de escolher uma franquia de roupas é importante ter em mente que as marcas mais conhecidas e famosas costumam ter os maiores investimentos iniciais. Além disso, podem ter um número maior de unidades, ou seja, uma maior concorrência para você, de acordo com a sua cidade.
Por outro lado, as marcas menos consolidadas podem ser melhor exploradas, por contarem com uma rede menor e com investimento inicial mais baixo. Confira alguns exemplos:
- Enjoy: roupa feminina, com 62 unidades e investimento de R$ 10 mil;
- Bebê Básico: roupa infantil, com 34 unidades e investimento de R$ 45 mil;
- Código Girls: roupa feminina, com 42 unidades e investimento de R$ 60 mil;
- Outlet Lingerie: lingerie, com 37 unidades e investimento de R$ 60 mil;
- Caverna do Dino: roupa infantil, com 21 unidades e investimento de R$ 65 mil.