O público alvo é uma a descrição do seu cliente ideal, aquele cujo as características e personalidade são mais propícias para comprar o seu produto ou serviço. Essa definição do marketing facilita a criação de estratégias de vendas e é fundamental para qualquer empresa.
A importância de definir o público alvo tem tudo a ver com aquele velho conselho ” não tente abraçar o mundo”. Isso porque ao tentar vender para todos os públicos o esforço é muito maior para obter resultados não tão satisfatórios quando se focasse somente naqueles clientes que a venda é certa.
Em outras palavras, ao definir o seu público alvo você consegue direcionar os seus esforços para uma estratégia mais eficiente e, consequentemente, mais lucrativa.
O que é o público alvo
Para facilitar a explicação, o público alvo é um grupo de pessoas que compartilham de um perfil muito semelhante e, ao mesmo tempo, é o tipo de personalidade que é mais facilmente persuadida a comprar seu produto ou serviço.
Conforme as definições da consultora em marketing, Martha Gabriel em seu livro “Marketing na Era digital”:
O marketing é dirigido para satisfazer necessidade e desejos humanos e, dessa forma, precisa levar em consideração o público alvo antes de tudo, Conhecendo-o para poder satisfazê-lo (…) portanto, se o comportamento do público-alvo muda, as estratégias de marketing também precisam mudar.
Quanto mais informações tiver sobre essa pessoa mais fácil será vender para ela porque o vendedor deixa de olhar para cada pessoa como um cliente individual e subjetivo,mas consegue englobá-lo em diferentes tipos de segmentos.
No mercado publicitário a definição do público alvo é tida como a definição da “persona” – termo que igualmente tenta delimitar perfis para que a venda para cada tipo de cliente seja mais prática.
Quer ver na prática?
Exemplo de público-alvo de uma marca de cosméticos:
Sônia, de 35 anos. Tem uma vida agitada e está ansiosa para ascender na vida profissional. Ela tem uma agenda apertada, já que precisa dividir a atenção com o trabalho, cuidados com a filha, o marido e a casa. Ela liga muito para a aparência, mas não tem muito tempo para gastar maquiando ou cuidando de si mesma, por isso, adota a praticidade e simplicidade em tudo o que faz.
Ao olhar para a Sônia e todas as suas particularidades fica muito mais fácil de vender do que se você soubesse somente que ela era uma mulher atarefada, não é mesmo?
É justamente por isso que quanto mais informações você tiver sobre o seu público-alvo melhor. Afinal, quanto mais sabe sobre a vida dessa persona conseguirá trabalhar melhor os seus argumentos de venda, convencendo o cliente de que o seu produto ou serviço é, de fato, a solução para um problema que ele possui.
Como definir o seu público alvo
1 – Pense nas pessoas com que você vende com mais facilidade e pontue tudo o que eleas possuem em comum
Agora complete as seguinte informações básicas sobre essa pessoa:
- Idade;
- Sexo;
- Formação educacional;
- Poder aquisitivo;
- Classe social;
- Localização;
- Hábitos de consumo (para te ajudar nessa parte lei o conteúdo sobre tipos de clientes).
2 – Dentro do marketing convencional somente essas informações já bastaria. Contudo, para aperfeiçoar ainda mais o seu conhecimento sobre o seu cliente ideal também levante as questões que tornaram o seu público-alvo diferentes personas para o seu negócio .Para isso complete:
- Qual é o meio de comunicação que mais usa;
- Qual é o engajamento que possui nas redes;
- Estilo de vida que segue;
- O que pensa;
- O que sente;
- Quais são seus medos;
- Quais são seus maiores desejos (aquilo que você nem sempre precisa, mas quer);
- Quais são suas necessidades (aquilo que você nem sempre quer, mas precisa).
3 – Deixe essas informações bem formatadas e sempre a mão para quando precisar criar estratégias de vendas tais como promoções ou sorteios, pois essa definição te ajudará a aperfeiçoar o seu negócio para o perfil que mais lhe interessa
4 – Mentalize o seu público alvo porque quanto melhor conhecê-lo mais fácil será vender para desconhecidos que se encaixam nessa descrição prévia que você já bem conhece.