Ser um Microempreendedor Individual (MEI) tem diversos benefícios. Ele é um modelo empresarial simplificado, e é um meio de formalizar os trabalhadores que exercem alguma atividade de maneira autônoma, o que garante diversos benefícios.
Atualmente, existem mais de 11 milhões de trabalhadores formalizados como MEI em todo o Brasil, que garantem seus benefícios.
Acompanhe para saber quais são os 5 benefícios que todo MEI tem direito!
Esses são os 5 benefícios que todo MEI tem direito
Se formalizar como MEI traz diversos benefícios, entre eles a praticidade e facilidade com que uma empresa pode ser aberta. Quando você se formaliza, você garante seu cadastro como pessoa jurídica (CNPJ), e pode emitir notas fiscais, o que amplia ainda mais o leque de oportunidades para o seu negócio.
Para garantir seus benefícios, é necessário que o MEI faça o pagamento do DAS MEI, uma guia que recolhe impostos de maneira simplificada, onde o valor médio é de pouco mais de R$ 60 por mês.
Estando em dia com os pagamentos, os 5 principais benefícios que o MEI tem direito, são:
- Aposentadoria por idade ou invalidez;
- Afastamento remunerado por problemas de saúde (auxílio doença);
- Salário maternidade;
- Cobertura da Previdência Social estendida a família;
- Emissão de nota fiscal.
Como abrir um MEI
Para se formalizar como MEI, o processo é super rápido e simples. O primeiro passo é verificar qual a sua atividade profissional na lista de atividades permitidas para a categoria – ou seja, não são todos os profissionais que podem ser MEI.
O passo a passo para se inscrever como MEI é:
- Crie uma conta ou fazer login no portal gov.br;
- Acessar o Portal do Empreendedor do Governo Federal;
- Clicar na opção “Quero ser MEI” e, em seguida, em “Formalize-se”;
- Seguir as instruções da tela, preenchendo os dados solicitados (como RG, CPF, endereço residencial, telefone, entre outros);
- Definir as atividades que serão exercidas, o nome fantasia da sua empresa e o local onde irá trabalhar;
- Conferir os dados que você informou, preencher os dados restantes e finalizar sua inscrição.
Após isso, assim que a sua empresa for formalizada você consegue emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), o qual comprova a inscrição de sua empresa e ainda informar o número do seu CNPJ e de registro na Junta Comercial.
É importante ressaltar que, para garantir os benefícios do MEI, é necessário realizar o pagamento do DAS MEI mensalmente, onde o valor é de pouco mais de R$ 60 reais.