A empresa familiar WK foi criada em 1984 por Werner Keske e vem fazendo sucesso até hoje, o negócio na época oferecia o serviço de consultoria individual a empresas. No ano seguinte, a esposa de Werner, Maria Ignêz, também entrou para os negócios e passou a desenvolver um software contábil que auxiliava automatizar as finanças das organizações.
Hoje, a empresa possui mais de 40 anos de história e continua fazendo tanto sucesso quanto fazia quando começou! E isso se deve a questão de sucessão da empresa, que foi implementada durante a pandemia!
Acompanhe para saber mais sobre a WK e como ela vem obtendo tanto sucesso.
Empresa familiar WK tem sucesso com plano de sucessão implantado e continua crescendo após 40 anos de história
A WK, mesmo com mais de 40 anos de história, continua obtendo sucesso após ter se adaptado ao surgimento das novas tecnologias, e agora oferecendo novos serviços de ERP com armazenamento em nuvem.
A renovação dos serviços não aconteceu apenas no quadro societário, a empresa passou a ter a participação dos filhos do casal, Wanessa e Wilson Keske, que estão auxiliando no crescimento do negócio.
Para Maria, a sucessão do negócio sempre foi algo que trouxe preocupação, por isso já foi preparando os filhos, mas conta que a decisão era deles. Wanessa passou por todas as áreas da empresa e tem conhecimento do negócio e da cultura do mesmo, já o Wilson dedicou-se à área da tecnologia.
Wanessa ingressou na WK em 2009, alguns meses após seu irmão entrar, quando estava cursando administração. Na época, a empresa ainda trabalhava com entrega de CDs, enquanto ela cuidava da parte do almoxarifado e ia migrando de áreas. Em 2018, Wanessa ingressou na área de planejamento estratégico e está lá até hoje.
O plano de sucessão se tornou ainda mais necessário na pandemia, pois o casal fazia parte do grupo de risco e não podiam ir presencialmente à empresa. Isso fez com que eles delegassem funções e trouxesse mais abertura para que a sucessão realmente acontecesse.
Mas mesmo longe da companhia, eles sempre acompanharam as ações da WK de perto, tendo uma reserva para que algum problema externo acontecesse. Graças a isso, não foi necessário demitir nenhum dos funcionários, e a empresa realizou novas contratações.
Atualmente, o casal Maria e Werner, estão mais afastados da empresa, mas seguem no conselho. Wanessa e Wilson que entraram na sociedade dizem que precisam primeiro se profissionalizar para enfim assumir um cargo de diretoria.
Para o futuro, eles esperam que a empresa continue a crescer.