O pastel é um dos salgados mais populares e consumidos no Brasil, por isso é uma boa alternativa para quem quer começar um negócio e não possui muito capital para investir.
É possível vender pastel tanto por meio de delivery, assim como em um local fixo, como em uma barraca na rua ou pastelaria. O que importa é que a venda desse salgado pode garantir um lucro interessante para quem quer ter seu próprio empreendimento.
Basicamente, você precisa definir os tipos de pastéis que deseja vender, além de ter os equipamentos adequados para o trabalho e os ingredientes para iniciar a produção!
Como vender pastel: Sabores, tamanhos e preços
A decisão dos sabores para seus pastéis vai depender da demanda – preste atenção ao que é mais popular e invista em possíveis misturas que podem atrair ainda mais consumidores.
É importante lembrar que o pastel pode ser tanto doce quanto salgado, assim você cria um cardápio mais longo e que abrange preferências diversas.
Por exemplo, alguns dos sabores mais comuns e vendidos são:
- Carne seca,
- Queijo e presunto,
- Calabresa,
- Frango com catupiry,
- Frango com cheddar,
- Queijo com goiabada,
- Salame, lombo e catupiry.
O tamanho do pastel geralmente vai de 10 a 13 centímetros, mas alguns – como os pastéis de feira – podem chegar até a 22 centímetros. Tenha em mente que algumas pessoas preferem tamanhos menores, enquanto outras procuram maiores. Que tal oferecer duas ou mais opções?
Ainda, o preço se torna algo bastante variável, já que depende do tamanho, dos recheios e até mesmo da localidade onde você estará vendendo-os.
Uma dica é que você pesquise qual é a média de preços em sua região para cobrar um preço justo por cada salgado.
Como vender pastel: Local e Equipamentos
Vender pastel não é apenas iniciar a produção: é encontrar o local certo para ter bons lucros. Se você optar por um espaço físico, saiba que é importantíssimo que ele seja em um local onde há bastante movimentação de pessoas.
O local precisa ser de fácil acesso para que o cliente se sinta confortável o suficiente para comprar o seu pastel.
Em geral, praças, centros comerciais, ruas com grande circulação de pessoas e locais próximos a faculdades e escolas são as melhores indicações para você vender seu pastel!
Falando de equipamentos, essa é a parte onde o investimento se faz necessário para que você possa fazer seus pastéis e vendê-los.
Para locais fixos, uma barraca confortável precisa comportar todo o material utilizado para a criação dos pastéis. Você pode optar por uma barraca desmontável – aquela de ferro que pode ser coberta por uma lona para protegê-la da chuva e sol.
Os equipamentos que devem estar presentes na venda dos pastéis são:
- Fogão ou fogareiro,
- Mesa ou bancada de trabalho,
- Tacho para fritar pastéis e fritadeira,
- Expositor,
- Recipientes para massas,
- Recheios para os pastéis,
- Escumadeira grande,
- Mesas e cadeiras para clientes,
- Caixa térmica ou isopor para vender sucos e refrigerantes,
- Gás.
Essas são sugestões de itens, mas lembre-se que outros itens básicos podem ser necessários para seu trabalho. No caso de uma pastelaria, caso você queira abrir, os equipamentos podem ser um pouco diferentes e ainda precisará de um número maior de itens.
Outro detalhe fundamental para vender pastel é a qualidade do produto – trabalhe com ingredientes que você saiba a procedência. Confira em mercados de sua cidade que vendem em atacado e procure sempre adquirir no mesmo lugar.
Além de tudo isso, não deixe de lado a higiene. Você já deixou de comprar alguma coisa na rua por medo de não estar com boas condições sanitárias? Seu cliente pode estar com a mesma preocupação. Sempre limpe bem os equipamentos e utilize luvas, touca para cabelo e avental!
Boa sorte com seu negócio!