4 Etapas para acelerar um Mac antigo

acelerar um Mac antigo

Sente que o seu Mac antigo já não é o mesmo? Que seu desempenho piorou ao longo dos anos? Ou que os programas e aplicativos já não abrem com a mesma facilidade? Então, esse artigo é para você!

Um Mac tem um tempo médio de uso de quatro a sete anos, e é normal que seu Mac antigo não funcione tão bem como antes. No entanto, existem algumas técnicas simples que podem ajudá-lo a reabilitar seu velho computador e aumentar seu desempenho drasticamente. Essas são nossas principais recomendações:

acelerar um Mac antigo

Liberar espaço RAM

A memória RAM é a tecnologia que lhe permite acessar os arquivos armazenados no Mac. Seu espaço é limitado, e um dispositivo com a memória RAM cheia funcionará sempre pior do que um dispositivo com espaço de armazenamento livre. Assim, liberar espaço RAM é um dos melhores métodos para acelerar um Mac antigo.

Você pode fazê-lo removendo arquivos manualmente, ou então optando por um aplicativo externo de limpeza do Mac. Acesse a ligação para aprender mais sobre como acelerar MacBook recorrendo a este e outros métodos.

Fechar programas que não estão em uso

Tal como a memória RAM, o CPU de um computador tem um papel fundamental no bom funcionamento do mesmo. Fechar programas que não estão sendo usados é uma excelente forma de aumentar o desempenho do CPU do seu MacBook e, consequentemente, acelerar o dispositivo.

Para consultar quais são os programas mais pesados em uso em seu Mac, pressione a tecla de Comando juntamente com a barra de espaço para abrir o Monitor de Atividades. Lá poderá ver quais são os programas que consomem mais energia no Mac e encerrar todos os que não são estritamente necessários.

Caso identifique algum programa que nunca é usado em seu Monitor de Atividades, dê um passo extra rumo ao aceleramento do seu Mac e desinstale-os em definitivo. Nas Preferências do Sistema, também pode encontrar os Itens de Login (no menu dos Usuários e Grupos) e definir quais aplicativos devem ser iniciados automaticamente ao ligar seu Mac.

Des-sincronizar arquivos

A função iCloud do Mac é extremamente útil, já que lhe permite sincronizar arquivos em vários aparelhos Apple. O problema é que o uso excessivo do iCloud pode reduzir o desempenho do Mac, condicionando sua velocidade.

A resposta passa por identificar arquivos grandes sincronizados e removê-los do iCloud. Caso seu Mac esteja extremamente lento, experimente remover totalmente o iCloud desse dispositivo.

Otimizar o desempenho da bateria

Os processos gráficos encontram-se entre os mais exigentes do Mac, mas o suporte da Apple recomenda otimizar a bateria caso encontre problemas relacionados com tarefas gráficas. Para o fazer, consulte as Preferências do Sistema no menu Apple e selecione Bateria. A seguir, clique nas opções do menu do lado direito e desative “Mudança automática de modo gráfico.”

Este pequeno truque pode fazer toda a diferença e contribuir para acelerar o desempenho do Mac. Contudo, para funções exigentes do ponto de vista gráfico (tais como utilizar aplicativos de vídeo ou design), é recomendável voltar a ligar esta opção. Se você for um profissional gráfico e seu Mac antigo não for suficientemente bom, a melhor escolha pode mesmo passar por obter um novo computador.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar